Henrique Gil reclama verbas para os serviços de ação social para apoiar os estudantes
O caldense Henrique Gil é o novo presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). As eleições decorreram, em formato online, no passado dia 14, e a sua lista foi a única que se apresentou a votos.
“Num ano tão atípico, em que a incerteza reina e as dificuldades são constantes, assumo com uma notável equipa o compromisso de assegurar, manter, melhorar, inovar e defender a AAUE, bem como todos os estudantes desta academia”, manifestou Henrique Gil. O estudante acrescenta que aquela associação de estudantes é um “marco de referência”, que não pode parar ou até mesmo abrandar nesta altura de pandemia. Preocupado com o futuro destas associações e, sobretudo, do ensino superior, o jovem alerta para a falta de financiamento dos serviços de ação social que não possuem verba para apoiar os estudantes com necessidades. As dificuldades de alojamento e os preços das rendas são outros dos problemas que podem ter como desfecho o abandono escolar.
Henrique Gil nasceu nas Caldas, mas viveu fora durante alguns anos da sua infância. Regressou à cidade para frequentar o 7º ano de escolaridade, tendo permanecido até 2015, altura em que ingressou no ensino superior.
Desde o primeiro ano na Universidade de Évora que o estudante caldense se envolveu bastante no mundo académico, “desde a tradição, ao desporto federado, ao grupo musical e até mesmo ao associativismo”, conta à Gazeta das Caldas.






























