Caldense é curador de mostra sobre centenário de Saramago

0
428

Exposição sobre Nobel da Literatura, inaugurada em Santarém, tem como curador o caldense António Marques

Abriu ao público na passada sexta-feira, 22 de julho, a exposição “José Saramago | Um escritor de inquietações” , na Biblioteca Bernardo Santareno, em Santarém.
A mostra, promovida pelo STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local), em parceria com o município local, tem a curadoria do caldense António Marques.
“Trata-se de uma exposição itinerante sobre o Centenário de José Saramago, que é de âmbito nacional”, disse António Marques, acrescentando que há a ambição de a apresentar em todos os distritos do país. O percurso da mostra inclui, também, idas à Madeira e aos Açores.
A exposição é constituída por 90 painéis dedicados à vida e obra do escritor. José Saramago nasceu numa aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, distrito de Santarém, a 16 de novembro de 1922 e faleceu na ilha espanhola de Lanzarote, a 18 de julho de 2010. É autor de mais de 40 obras, entre elas “Levantado do Chão” (1980), “Memorial do Convento” (1982), “Todos Os Nomes” (1997), “A Caverna (2001)”, “O Homem Duplicado” (2002), “Ensaio Sobre A Lucidez (2004)” e “ Intermitências da Morte” (2005).
À Gazeta das Caldas, o curador contou que a exposição deverá também poder ser apreciada nas Caldas da Rainha.
Além da celebração do Centenário do Nascimento do Prémio Nobel da Literatura, esta exposição pretende divulgar a vida e obra deste autor, fazendo uma apresentação pedagógica junto das escolas e dos cidadãos, através de ações de divulgação cultural de conteúdo acessível. Sempre que possível, será organizado durante a exposição um colóquio sobre a vida e obra de José Saramago.
A mostra, que conta com o apoio da Fundação Saramago, está patente, até 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 18h00. ■

- publicidade -