Caldense Ana Sofia Reboleira é uma referência na Ciência

0
1339
Atualmente tem estado a desenvolver trabalho no Algarve

Trabalho liderado pela cientista destacado pela National Geographic e as descobertas referidas na Forbes

A caldense Ana Sofia Reboleira continua a destacar-se a nível mundial. A bióloga, entomóloga e espeleóloga é uma Mulher que se tem afirmado no mundo da Ciência e foi, em 2023, eleita pela redação da Gazeta das Caldas como Personalidade do Ano.

Ao longo destes cerca de 20 anos de carreira, já descobriu um impressionante número de mais de 70 novas espécies e géneros (quatro no Oeste) para a Ciência.

- publicidade -

Recentemente foi a coordenadora de um estudo internacional em que os resultados são um urgente alerta para os perigos que pairam atualmente sobre as maiores reservas de água doce disponíveis para consumo imediato, que são as águas subterrâneas e que agora são ameaçadas pelo aumento das temperaturas (e não só). Ana Sofia Reboleira tem estudado os impactos nestas águas.

Neste momento, a caldense está envolvida num projeto que estuda a fauna cavernícola da gruta de Vale Telheiro, no Algarve, que – com o seu contributo – se tem afirmado como um dos locais com maior biodiversidade cavernícola do mundo. “O valor de Vale Telheiro rivaliza apenas com a dificuldade que impõe a quem a estuda: nalguns lugares, os/as investigadores/as têm de se espremer por fendas apertadas na rocha, carregando o equipamento pesado que lhes permite respirar numa atmosfera tóxica, onde correm risco efetivo de morte devido à escassez de oxigénio”, explica a equipa, cujo trabalho foi destacado na revista National Geographic.

Recentemente, as espécies descobertas por Ana Sofia Reboleira, que segundo um estudo da Stanford University (EUA), integra o “World’s Top2% Scientists” (traduzido, para português, como o top 2% de cientistas do mundo), foram também mencionadas na Forbes, num artigo sobre a gruta mais profunda do mundo, a Krubera-Voronya, na Abecásia.

- publicidade -