Caldas vai geminar com Deruta, uma cidade de cerâmica italiana

0
665
Participantes aprenderam a fazer uma placa toponímica com Mariana Sampaio. Visitas a espaços vão continuar

Caldas vai continuar a destacar a cerâmica com mais eventos e um intercâmbio internacional

O Mapa à Descoberta da Cerâmica surgiu em sequência da Mostra Mercado que decorreu no Parque em junho e conta agora com visitas na cidade, nos museus e nas oficinas dos autores.
A vereadora da Cultura, Conceição Henriques disse à Gazeta das Caldas que o evento terá continuidade em 2023 e que está em curso uma ligação com a cidade de cerâmica de Deruta para futura geminação.
“Já convidei o responsável da cidade para nos visitar na rentrée”, referiu a autarca, que pretende que a iniciativa possa contar com ceramistas de outros países. Além de Itália, o certame contará com um autor francês e outro espanhol. Até lá “teremos que fazer mais iniciativas que mantenham a cerâmica viva!”, informou Conceição Henriques .
Na sua opinião é necessário investir na sinalética no que se refere aos ateliês e numa imagem para a cerâmica das Caldas.
“Temos que identificar a verdadeira identidade da cerâmica local”, referiu a vereadora que acha que só depois será possível saber “para onde queremos ir e quais são os passos necessários dar”.
No próximo fim de semana há várias atividades previstas do “Mapa à descoberta da Cerâmica. Nos dias 15 e 29 de julho, às 10h30, haverá visita guiada ao Museu do Hospital, com passagem pela Piscina da Rainha e destaque para a cerâmica da sua coleção. A 16 haverá visitas às exposições do Museu de Cerâmica e uma atividade de criação de cerâmica ao vivo nos jardins, durante a tarde. Georgina Silva vai modelar uma andorinha em barro branco e Mariana Sampaio vai ensinar a fazer um azulejo de baixo relevo, modelação de barro e esgrafitado. Também a 16, há dia aberto no atelier de Carlos Enxuto com visita ao espaço do autor entre as 9h00 e as 20h00.
A 17 de julho, entre as 15h00 e as 18h00, abre o atelier Sílvia Jácome, nos Infantes. Também em Salir de Matos, no Casal de Vale Souto e, no mesmo horário, poderá ser visitado o espaço de trabalho de Carlos Oliveira.
Ainda a 17, pelas 10h00, nas Caldas, será feita uma visita guiada pela Rota Bordaliana que terá partida no Posto de Turismo. A 19 de julho, entre as 14 e as 20h00, está previsto o dia aberto no espaço Mamoma nos Silos.
O programa completo está em Mostra Mercado da Cerâmica (mcr.pt).■

- publicidade -