Evento deste ano cria nova centralidade na Praça 5 de Outubro.
O programa Caldas, Rainha do Natal deste ano foi redesenhado para consumir menos eletricidade, para ser mais abrangente e ganhar um cariz solidário.
A iluminação de Natal das Caldas vai ser inaugurada este sábado, 19 de novembro, com um concerto de Aurea, agendado para as 21h30 na Praça 25 de Abril, naquele que será o primeiro momento do Caldas, Rainha do Natal deste ano.
As luzes de Natal chegam praticamente ao mesmo número de artérias da edição do ano passado, com perto de 7km de ruas iluminadas por cerca de 2,8 milhões de lâmpadas, menos 1,2 milhões do que no ano passado. Esta redução foi uma das medidas tomadas para reduzir o consumo de eletricidade do evento em 30%, de 18,3MWh para 13MWh. Outras medidas incluíram a redução de 335 horas de iluminação total para 290 horas.
“Era preciso passar para a sociedade civil o sinal de que temos que fazer poupança”, disse Luís Gomes, presidente da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Região Oeste, em parceria com a autarquia das Caldas da Rainha. Vítor Marques, presidente do município caldense, explicou que, apesar dos cortes, os gastos serão idênticos, devido ao aumento das tarifas de eletricidade. O orçamento da iluminação é semelhante ao do ano passado, cerca de 110 mil euros.
Na animação, a verba atribuída pelo município aumentou dos 33 mil euros do ano passado para os 59 mil euros, o que colmatou maiores dificuldades da associação empresarial para arranjar patrocínios privados. Vítor Marques disse que “era mais fácil reduzirmos, como acontece noutros municípios, mas também é nosso dever puxar pelo ânimo das pessoas e pelo comércio nesta altura muito importante”.
O grande destaque na programação é a criação de uma nova centralidade na Praça 5 de Outubro, de modo a “limpar a imagem” daquela zona da cidade, sublinhou Luís Gomes. Ali ficará concentrada a Casa do Pai Natal, o Trenó, as Cartas ao Pai Natal e o Mercadinho de Natal, que é novidade este ano, além dos teatros, música, artes circenses e animação infantil.
O Caldas Rainha do Natal deste ano tem, ainda, cariz de solidariedade social, em parceria com a Ordem do Trevo, presidida por José Viegas, que vai proporcionar brinquedos às crianças das escolas do 1º ciclo e das famílias carenciadas apoiadas pela associação.































