Caldas quer ter um stand autónomo na BTL em 2026

0
745
O stand da OesteCIM englobou a oferta turística dos 12 municípios do Oeste

Município considera que as Caldas tem “todas as condições” para afirmar as potencialidades turísticas num espaço próprio

Este ano o concelho das Caldas da Rainha esteve representando no stand da OesteCIM, juntamente com os 12 municípios da região, na BTL, a antiga Bolsa de Turismo de Lisboa e que agora é apelidada Better Tourism Lisbon Travel Market. A 35ª edição, que decorreu entre 12 e 16 de março, recebeu 82 mil visitantes e contou com 1.500 expositores, ocupando uma área total de 50 mil metros quadrados, onde era possível conhecer centenas de destinos nacionais e internacionais, e um programa com mais de 600 eventos paralelos.

Além de um balcão para divulgação da oferta turística, o presidente da Câmara integrou um dos painéis de debate do Oeste Summit e foi apresentado o Bairro Comercial Caldas da Rainh@, um projeto que une tradição e inovação e que surge como uma resposta para revitalizar o comércio local. Moderada pela gestora do projeto, a apresentação contou com a presença de Amélia Sá Nogueira, do Atelier Sá Nogueira, e de Cláudia Henriques, da Loja do Sr. Jacinto, duas mulheres empreendedoras do comércio local das Caldas da Rainha.

- publicidade -

No stand das Caldas estiveram presentes vários artistas, criativos e empresas locais, como foi o caso de Sílvia Jácome (cerâmica), Paulo Tuna (cutelaria), Associação de Bordados das Caldas (bordados), Ode à Primavera (evento comunitário) e Mercearia Pena (degustação de café da avó e lagartos).

Para além disso, o concelho esteve representado no stand do Turismo do Centro, nomeadamente com o termalismo caldense e com a realização de massagens.

Apesar de considerar que este ano o stand da OesteCIM teve uma maior dimensão, o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, entende que têm “todas as condições” também para ter um stand autónomo. “A oferta que temos no nosso território na área do Turismo justifica ter um espaço próprio e já desafiei os serviços municipais a começar a trabalhar nisso porque, connosco ou não, julgo que faz sentido abraçar um projeto nesse sentido”, disse, acrescentando que também pretendem continuar integrados nas outras entidades.

Óbidos destaca chocolate e cultura
Óbidos teve um stand próprio na BTL, “reforçando a sua presença” neste evento de destaque para o setor. “A participação na BTL sublinha a aposta contínua do município de Óbidos na valorização do seu património, reforçando laços com parceiros estratégicos e abrindo novas oportunidades para o crescimento do setor turístico”, explica o presidente da Câmara, Filipe Daniel. De acordo com o autarca, um concelho como Óbidos “que tem tanto para oferecer aos visitantes, desde a cultura à gastronomia, ao património e à natureza, entre outros”, tem de privilegiar uma estratégia “de promoção contínua” ao longo do ano, por forma a “proporcionar experiências únicas aos vários públicos”.

O Festival do Chocolate, que começa na próxima sexta-feira, esteve em destaque, com mestres chocolateiros a trabalhar ao vivo na inauguração do stand. Também a ligação à cultura foi evidenciada, com a atriz Inês Fouto a interpretar poemas de Manuel da Fonseca, Miguel Torga, Ary dos Santos e António Lobo Antunes, num tributo à literatura portuguesa.
Futuro do Oeste debatido em Lisboa.

Este ano a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) participou com um stand, onde os vários municípios oestinos mostraram a sua diversidade gastronómica, com degustações de vinhos dos principais produtores do Oeste, showcookings e um conjunto de experiências sensoriais. Para além, disso, organizou, numa parceria com o canal televisivo CNN Portugal, o Oeste Summit, um evento que decorreu no centro de reuniões da FIL e juntou diversos membros do governo, especialistas e autarcas da região a falar em seis painéis diferentes, sobre como projetar o futuro do Oeste em 2050.

- publicidade -