O passeio comentado “Uma cidade que se conta em cinco séculos de azulejo”, a realizar-se na tarde de 20 de setembro, dá início à programação das Jornadas Europeias do Património nas Caldas da Rainha, que irão decorrer nesse fim de semana. Conduzido pela Azulejaria Sá Nogueira, o passeio tem ponto de encontro marcado junto da Igreja de N. Sra do Pópulo, seguindo-se uma visita guiada pelas ruas da cidade, revelando técnicas, autores, períodos históricos e curiosidades. Ao longo do percurso, três paragens destacam diferentes expressões desta tradição – azulejo de aresta, de padrão e de relevo, permitindo xplorar cada técnica e participar numa experiência criativa prática.
Também a 20 de setembro, à noite, irá decorrer o circuito noturno “A Luz na Arquitetura”, com partida do Espaço Turismo das Caldas e conduzido pelo arquiteto Alexandre Neto. Os participantes são convidados a descobrir como a luz se cruza com a arquitetura e contribui para valorizar o património urbano, desde o Parque D. Carlos I à fachada da Junta de Freguesia de N. Sra do Pópulo, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e pelo Chafariz das Cinco Bicas. O circuito dará particular atenção à forma como a iluminação pode transformar a perceção dos espaços, abordando ainda o processo criativo por detrás de cada ambiente criado.
Por último, ao final da manhã de 21 de setembro, será feita uma visita guiada por Sofia Bandeira Duarte, a partir do livro “Este Nosso Bairro”, apresentado como uma “homenagem viva à História, aos espaços e às pessoas que moldaram o coração das Caldas da Rainha”. Ao longo da visita, que começa no Largo Rainha D. Leonor, “edifícios, praças e esquinas ganham voz: cada lugar surge como fragmento de uma identidade coletiva, carregado de significados e memórias que vão muito além do seu valor arquitetónico”.































