
A ESAD das Caldas da Rainha, as ruinas da cidade romana de Eburobritium, nas Gaeiras (Óbidos), o conjunto monumental urbano e paisagístico da Nazaré e a Ermida de São João Baptista, em Aljubarrota (Alcobaça) deverão ser classificados como monumentos até ao final do ano.
O procedimento de classificação já esteve em curso no ano de 2010 e teria caducado no passado dia 1 de Janeiro. Mas em Diário da República de 30 de Dezembro o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico prorroga o prazo de conclusão do procedimento até 31 de Dezembro do presente ano. Os lugares referidos fazem parte de um total de 11 do distrito de Leiria que deverão ser classificados, entre os quais o Arco da Memória do Arrimal (Porto de Mós), a Capela de Nossa Senhora da Paz de Ansião, ou o Edifício do Seminário Maior de Leiria.
Já fora do distrito de Leiria, mas na Região Oeste, está prevista a classificação das obras militares pertencentes às Linhas de Torres, nos concelhos de Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, a Igreja Matriz de Freiria ou de São Lucas, a Ermida e Sítio do Senhor Jesus do Calvário, a Igreja de Santiago e o conjunto termal de Vale dos Cucos, todos estes em Torres Vedras.
J.F.






























