Caldas marca presença na polémica Festa do Avante!

0
582
O recinto terá este ano uma lotação máxima inferior a 17 mil pessoas por recomendação da DGS

Das Caldas sairá na manhã de domingo um autocarro para a Festa do Avante!, à semelhança do que acontece todos os anos. Contrário às vozes que se têm levantado contra a realização do certame, o caldense José Carlos Faria, marcará mais uma vez presença na Festa e garante ir, com “confiança total e absoluta”.
O distrito de Leiria continua representado num evento político-cultural que este ano terá um recinto limitado a perto de 17 mil pessoas e que foi alvo de grande polémica nos últimos meses

Apesar da controvérsia, a Festa do “Avante!” irá realizar-se entre hoje e domingo na Quinta da Atalaia (Seixal) e, como de costume, das Caldas sairá um autocarro com entusiastas para assistir ao certame político e cultural. O caldense José Carlos Faria será um dos passageiros, que, na manhã de domingo, arrancará do Largo da Rainha rumo à margem sul. É assim desde 1976, ano que que se realizou a primeira Festa.
“Vou com confiança total e absoluta”, garante o militante comunista, acrescentando que a organização irá cumprir “escrupulosamente” as regras definidas para o evento. Considera que o “perigo” de saúde referido pelas vozes críticas é um pretexto e que a grande questão é “política e limitativa das liberdades”. José Carlos Faria recorda que não é proibida a realização de eventos e que não vê serem colocados os mesmos entraves à realização de touradas ou à realização do Grande prémio de Portugal em Formula 1, a decorrer em Portimão entre 23 e 25 de Outubro, que prevê a presença largos milhares de pessoas. “É uma hipocrisia inadmissível, uma tentativa de condicionamento político a partir de um pretexto que é a pandemia”, refere o também actor e encenador, acrescentando que, “neste contexto político apertado, é uma forma de celebrar a liberdade, com responsabilidade”.
José Carlos Faria lembra que a Festa do Avante! nunca deixou de se realizar, nem mesmo no primeiro ano (1976), na Fil, quando “a poucas horas de começar se soube que tinha sido colocada uma bomba no posto de transformação”. Garante que não se trata de uma questão de teimosia por parte do PCP e que o partido tem noção das “suas responsabilidades e não abdica delas”.

GASTRONOMIA E DEBATE POLÍTICO NO ESPAÇO LEIRIA

- publicidade -

À semelhança dos anos anteriores, o distrito de Leiria e a Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP continuarão a marcar presença no evento, com diversas actividades e espaços de gastronomia, artesanato, arte e debate político. No restaurante de Leiria será possível degustar a sardinha assada, típica dos concelhos do litoral do distrito, nomeadamente Nazaré e Peniche, e ainda alguns petiscos. Na tasca haverá ginja de Óbidos e Alcobaça, e vinhos do Oeste, nomeadamente do Bombarral, bem como várias bebidas brancas e coktails O grupo musical “Model Mother Tongue”, de Leiria, irá actuar no Palco Paz.
O Espaço Leiria contará também com debate político, na tarde de sábado. “Desenvolver o Distrito de Leiria – Direitos, Produção, Soberania” dará tema à conversa a desenvolver pelo deputado na Assembleia da República, Bruno Dias, a dirigente de “Os Verdes” e cabeça de lista pelo distrito nas últimas legislativas, Heloísa Apolónia, a coordenadora da União de Sindicatos do Distrito de Leiria, Ana Rita Carvalhais, e o membro do Executivo da DORLEI, João Delgado.
A entrada permanente para a Festa do “Avante!” custa 26 euros, valor que “demonstra a preocupação do PCP em assegurar o mais baixo custo possível aos trabalhadores, à juventude e a todos os que queiram participar de três dias de festa, alegria, desporto, cultura, amizade, solidariedade e luta por um país e mundo melhores, em segurança”, refere a DORLEI em comunicado de imprensa.

RECINTO LIMITADO A QUASE 17 MIL PESSOAS

De acordo com as recomendações da DGS a festa do Avante! irá contar com uma ocupação máxima de perto de 17 mil pessoas, o equivalente a uma ocupação máxima de uma pessoa por cada oito metros quadrados em espaços abertos e de uma pessoa por 20 metros quadrados em espaços fechados.
Os participantes devem de usar máscara em todo o recinto e ps espaços destinados a espetáculos devem estar organizados em plateia, com lugares sentados que cumpram a distância de segurança entre si. Há recomendações para que não seja permitido o consumo de bebidas alcoólicas, a não ser nos espaços de restauração, até às 20 horas.
A organização deverá, ainda, assegurar o controlo de chegadas ao recinto, garantir sempre o distanciamento de dois metros entre pessoas e delimitar os espaços destinados a actividades específicas.

- publicidade -