O sucesso da primeira edição do Caldas Food Day (CFD), a 17 de Maio, foi tal que a organização, a Cr&ativa, vai repetir o evento já a 17 de Agosto.
Este foi uma espécie de Caldas Late Night gastronómico, no qual qualquer pessoa pode participar, e onde as artes plásticas foram substituídas pela gastronomia, com as mais variadas ofertas, do sumo de limão aos hamburguers.
Um dos projectos que se destacou nesta iniciativa foi mesmo o Hamburgueria da Praça, um sonho que André Rocha, João Leitão e Gustavo Bidarra pretendem implementar num dos espaços de restauração que serão instalados na Praça da Fruta quando as obras de regeneração estiveram concluídas.
“Temos esta proposta para as Caldas, que é abrir uma hamburgaria porque vamo-nos candidatar às concessões para os quiosques na Praça”, explicou André Rocha.
Esta será uma hamburgaria artesanal, aproveitando muito os produtos de época que estejam à venda na Praça da Fruta para as guarnições e carne 100% de vaca de um fornecedor local. O espaço será “informal, com boa música e onde as pessoas possam comer um hambúrguer a qualquer hora”, dizem.
Nesta participação no CFD até foram os próprios a fazer o pão em forno de lenha. A ideia foi fazer uma espécie de consulta popular (ao qual chamaram de “crowdtasting”) para aferir a opinião de quem pôde provar. O êxito foi de tal forma que em apenas duas horas esgotaram os cerca de 120 mini-hamburguers que tinham preparado e que foram cozinhados na hora.
André Rocha elogiou a Cr&ativa por mais esta organização. “Têm lançado iniciativas muito originais para a cidade, de forma a que nos distingamos de outras cidades”, referiu.
Os 28 participantes no CFD espalharam-se por toda a cidade, se bem que a maior parte dos projectos eram bastante efémeros, como foi o caso do “umazulejopordianãosabeobemquelhefazia”, em que Filipe Santos preparou, ao vivo, uma sobremesa construída como se de um azulejo se tratasse.
Também participaram alguns estabelecimentos comerciais, como foi o caso do restaurante Maratona que apresentou um kit de pequeno-almoço portátil no parque D. Carlos I. A Lirium (uma micro empresa na área das plantas, workshops e eventos outdoor) esteve com os seus chás na Casa da Árvore, na rua Dr. Leão Azedo. À porta da associação Nau, na rua Sebastião de Lima, foram servidos crepes e sumo de limão.
Dora Mendes, que faz parte do colectivo que também organiza o Bazar à Noite, referiu à Gazeta das Caldas que o balanço da iniciativa “foi extremamente positivo”.
Os 28 projectos que se inscreveram “contribuíram para o sucesso desta edição”, sublinha. A Cr&ativa vai voltar a organizar o CFD a 17 de Agosto, de forma a voltar a fazer parte da iniciativa mundial Restaurant Day. Já a 17 de Fevereiro a associação tinha participado no Restaurant Day com o Almoço Pequeno no Museu do Hospital e das Caldas.
Ao promover o CFD neste evento mundial, Caldas da Rainha destaca-se no mapa, em relação a países como Espanha ou mesmo França, por ter tantos eventos num só dia.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























