Caldas fan Event regressa no final de outubro e espera atrair milhares

0
489
O evento vai explorar todas as potencialidades da construção em Lego

Recriação do templo da La Sagrada Família com 3 metros de comprimento, largura e altura será um dos ex-libris do evento que terá lugar na Expoeste

Caldas da Rainha vai voltar a ser, este ano, capital das construções Lego, ao receber a terceira edição do Caldas Fan Event, de 28 de outubro a 5 de novembro. Milhões de peças vão compor as construções que preenchem os cerca de 9 mil metros quadrados de exposição, na Expoeste, com atividades para miúdos e graúdos.
O evento vai apresentar variadas mesas temáticas, dioramas, esculturas, comboios, mega cidades, monumentos, cenários únicos. Em destaque estará uma réplica do templo La Sagrada Família, em Barcelona, construída em lego pelo alemão Jürgen Bramigk com 3 metros comprimento por 3 de altura e de largura. Tal como nas edições anteriores, este é um evento organizado por fãs das construções em Lego, que trazem a público as suas construções particulares, disse Dina Santos, uma das organizadoras, na apresentação do evento.
“Pela dimensão do espaço, conseguimos colocar este evento como o maior da Península Ibérica, em dimensão e construtores envolvidos”, disse Dina Santos, acrescentando que o objetivo é ir mais além: “queremos tornar Caldas da Rainha capital das construções em Lego”.
Francisco Martins, da empresa Mundo dos Tijolos, conta que esta edição terá “muita coisa nova em relação à edição de 2019”, incluindo algumas construções apresentadas nessa edição e que foram melhoradas para esta, como a estação de comboios de Luciano Faustino, que tinha uma envergadura de 6 metros e está, atualmente, com 10. A exposição terá várias secções mais emblemáticas, como Star Wars, o tema Ninjago, muito popular entre os jovens, Lego Technic, Vintage, ou ainda robótica.
Mas a exposição quer ser um evento dinâmico. “Vamos criar espaços onde as famílias possam ficar várias horas, com espaços mais direcionados para as crianças, como uma playzone com milhares de peças onde haverá concursos com regularidade, espaços com insufláveis, mas também para os adultos, como a zona de lounge”, refere Dina Santos. Durante o evento, vão ainda ser realizados diversos workshops ligados à construção em Lego, como na área da robótica, e as forças de segurança vão também estar a dinamizar atividades fora do recinto, complementa.
Vítor Marques, presidente do Município das Caldas da Rainha, destacou que o evento tem potencial para “trazer milhares de visitantes” à cidade, que “vão criar riqueza ao comércio e é uma oportunidade de quem vem visitar e ver o que temos para oferecer”.
Nos dias de semana, o certame estará aberto das 11 horas até às 20 e estará mais vocacionado para as visitas escolares e de várias instituições, que serão convidados a visitar gratuitamente, com o apoio do Município das Caldas da Rainha. Ao sábado, o horário será até às 22 horas. As entradas serão gratuitas até aos 4 anos e terão um custo de 3€ até aos 11 anos e de 4€ a partir dos 12 anos. Os bilhetes vão estar disponíveis já este mês nas plataformas online, como a Ticketline. ■

- publicidade -