Caldas da Rainha aparece no terceiro lugar entre os concelhos do distrito e também da região Oeste com melhor qualidade de vida num ranking divulgado pelo portal imobiliário Zizabi. Numa escala de zero a cinco, a cidade termal obteve 2,96 pontos.
O ranking tem em conta as categorias Bancos e outros serviços, Comunidade e Segurança, Cultura e Entretenimento, Hospitais e Farmácias, Escolas e Creches, e Lojas e Restaurantes, com dados recolhidos através do Pordata e do Instituto Nacional de Estatística. Os dados recolhidos têm ainda em conta factores como os índices da taxa de mortalidade, rendimento per capita, criminalidade, taxa de abandono escolar e número de pessoas abaixo do limiar de pobreza.
Caldas da Rainha notabiliza-se neste ranking pelo equilíbrio nas notas obtidas. O portal destaca no concelho a presença e qualidade das escolas, que mereceram nota de 3,5. E atribui mesmo cinco estrelas a várias unidades escolares.
A cidade merece ainda nota de destaque pelas Lojas e Restaurantes (3,4) e pelos Serviços (3,3). A Comunidade e Segurança mereceu nota 3. As notas mais baixas foram atribuídas aos Cuidados de Saúde (2,6) e à Cultura e Entretenimento (2), que, para além dos programas culturais, inclui a presença de bares e divertimento nocturno.
À frente das Caldas da Rainha classificaram-se no distrito de Leiria os concelhos da Batalha, com uma classificação de 3,25, e Leiria com nota de 3,35 pontos.
Segundo o estudo, os piores locais para viver no distrito são as zonas do interior norte. Os concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande obtiveram todos classificações abaixo dos 2 pontos.
Já na região Oeste as diferenças são mais curtas. À frente das Caldas ficaram Arruda dos Vinhos, com nota 3, e Torres Vedras com 3,05. Alcobaça é, segundo a Zizabi, o quarto melhor concelho do Oeste para viver, com nota 2,71. Seguem-se Peniche (2,67), Lourinhã e Sobral do Monte de Agraço (2,65), Nazaré (2,55), Óbidos e Alenquer (2,45), Bombarral (2,4) e Cadaval (2,11).
Segundo este estudo, o melhor local do país para viver é Lisboa, que mereceu nota 4,05. E o pior é o concelho do Vimioso, no distrito de Bragança, com 0,98 pontos.
J.R.































Melhor cidade!?? Não sei em quê, uma cambada de gentinha mal educada sem formação, nivel de vida caríssimo, hospital sem condições. Quem diz que a Cidade das Caldas é a terceira do oeste com melhor qualidade de ida para viver, de certeza que não conhece mais nada!