Caldas está no pódio dos concelhos com melhor qualidade de vida no Oeste e no distrito

1
2619

DSC_0133Caldas da Rainha aparece no terceiro lugar entre os concelhos do distrito e também da região Oeste com melhor qualidade de vida num ranking divulgado pelo portal imobiliário Zizabi. Numa escala de zero a cinco, a cidade termal obteve 2,96 pontos.
O ranking tem em conta as categorias Bancos e outros serviços, Comunidade e Segurança, Cultura e Entretenimento, Hospitais e Farmácias, Escolas e Creches, e Lojas e Restaurantes, com dados recolhidos através do Pordata e do Instituto Nacional de Estatística. Os dados recolhidos têm ainda em conta factores como os índices da taxa de mortalidade, rendimento per capita, criminalidade, taxa de abandono escolar e número de pessoas abaixo do limiar de pobreza.
Caldas da Rainha notabiliza-se neste ranking pelo equilíbrio nas notas obtidas. O portal destaca no concelho a presença e qualidade das escolas, que mereceram nota de 3,5. E atribui mesmo cinco estrelas a várias unidades escolares.
A cidade merece ainda nota de destaque pelas Lojas e Restaurantes (3,4) e pelos Serviços (3,3). A Comunidade e Segurança mereceu nota 3. As notas mais baixas foram atribuídas aos Cuidados de Saúde (2,6) e à Cultura e Entretenimento (2), que, para além dos programas culturais, inclui a presença de bares e divertimento nocturno.
À frente das Caldas da Rainha classificaram-se no distrito de Leiria os concelhos da Batalha, com uma classificação de 3,25, e Leiria com nota de 3,35 pontos.
Segundo o estudo, os piores locais para viver no distrito são as zonas do interior norte. Os concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande obtiveram todos classificações abaixo dos 2 pontos.
Já na região Oeste as diferenças são mais curtas. À frente das Caldas ficaram Arruda dos Vinhos, com nota 3, e Torres Vedras com 3,05. Alcobaça é, segundo a Zizabi, o quarto melhor concelho do Oeste para viver, com nota 2,71. Seguem-se Peniche (2,67), Lourinhã e Sobral do Monte de Agraço (2,65), Nazaré (2,55), Óbidos e Alenquer (2,45), Bombarral (2,4) e Cadaval (2,11).
Segundo este estudo, o melhor local do país para viver é Lisboa, que mereceu nota 4,05. E o pior é o concelho do Vimioso, no distrito de Bragança, com 0,98 pontos.

J.R.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Melhor cidade!?? Não sei em quê, uma cambada de gentinha mal educada sem formação, nivel de vida caríssimo, hospital sem condições. Quem diz que a Cidade das Caldas é a terceira do oeste com melhor qualidade de ida para viver, de certeza que não conhece mais nada!