Caldas é a segunda cidade do distrito onde se registaram mais atropelamentos desde 2017

0
2629

Uma pessoa morreu, nove ficaram gravemente feridas e 107 sofreram ferimentos ligeiros, no ano passado, na sequência de 112 atropelamentos registados pela PSP no distrito de Leiria. A morte ocorreu na Marinha Grande e Caldas da Rainha foi a segunda cidade onde se registaram mais atropelamentos ao longo dos últimos três anos.

Em 13 destes 112 casos registados pela PSP, houve fuga dos condutores, mas seis deles acabariam por ser identificados posteriormente pela polícia.

Quanto às principais causas para a ocorrência destes acidentes, a PSP aponta desobediência à passadeira – “muitas vezes devido a distracção ou falta de luminosidade do local para a travessia de peões” -, atravessamento irregular da faixa de rodagem, desobediência ao sinal vermelho por parte dos condutores, marcha atrás irregular e velocidade excessiva.

Atropelamentos não diminuem

- publicidade -

Apesar das várias campanhas de sensibilização que têm sido desencadeadas, o número de atropelamentos não tem diminuído nas zonas urbanas no distrito de Leiria.
Em 2017, a PSP contabilizou 111 atropelamentos de peões nas sete cidades onde tem esquadra. E em 2018 o número de acidentes foi precisamente o mesmo. Destes acidentes resultaram 22 feridos graves e 220 ligeiros.
No total dos três anos, a zona urbana de Leiria lidera em número de casos, com um total de 132 atropelamentos (48 dos quais em 2019), seguindo-se as cidades de Caldas da Rainha (70), Marinha Grande (50), Peniche (29), Alcobaça (22), Nazaré (18) e Pombal (13).
Os dados apurados junto do Comando Distrital da PSP indicam ainda que nesses três anos, 171 atropelamentos ocorreram fora das passadeiras e 163 em passadeiras.
Quanto ao período do dia com mais ocorrências, constata-se que a maioria (171) aconteceu entre as 13 e as 20 horas, tendo 117 sucedido de manhã (entre as 7 e as 13 horas), e 46 durante a noite (entre as 20 horas e as 7 do dia seguinte).

*colaboração especial do Região de Leiria

- publicidade -