Caldas deseja boa sorte a atleta paralímpica

0
492

Beatriz Monteiro representa Portugal na competição de Para Badminton, modalidade que se estreia nos Jogos Olímpicos

Beatriz Monteiro, de 15 anos, natural de Sintra e há um ano a residir nas Caldas, é a primeira atleta a representar Portugal na modalidade de Parabadminton nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que decorrem entre 24 de agosto e 5 de setembro.
A jovem, que integra a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE) na Rafael Bordalo Pinheiro, está a “concretizar um sonho” e mostra-se empenhada em “representar Portugal da melhor maneira” e a divertir-se ao máximo. O facto de ser a primeira atleta a competir nesta modalidade nos jogos Paralímpicos acarreta uma “pressão positiva” e incentiva-a a concretizar os sonhos futuros, revela a atleta, que começou a praticar badminton aos 9 anos, no desporto escolar.
Na passada segunda-feira, Beatriz Monteiro foi recebida na Câmara das Caldas, numa cerimónia prévia da sua participação nos Paralímpicos de Tóquio.
A iniciativa, que pretendeu exaltar a importância do desporto, em particular do desporto inclusivo, foi dinamizada pelo município das Caldas em colaboração com o Comité Paralímpico de Portugal. Marcaram presença, além dos autarcas, representantes do Comité Paralímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Badminton e do Projeto UAARE. Os oradores destacaram a relevância do desporto na qualidade de vida dos cidadãos e lembraram a importância do desporto escolar, assim como das famílias na motivação destes jovens.
O triatleta olímpico João Pereira marcou presença na cerimónia e o seu desempenho foi realçado pelos oradores. “Ao estar aqui, João Pereira demonstra que tem perfil para ser atleta de alto rendimento em Portugal”, destacou Vitor Pardal, responsável pelo projeto UAARE, salientando que, independentemente dos resultados alcançados, não se esquece das suas responsabilidades éticas e como exemplo aos outros.
Vítor Pardal realçou ainda os “resultados extraordinários” das UAAREs das Caldas, ao nível do desempenho académico, acima da média nacional. O dirigente enalteceu a articulação entre as várias entidades para a obtenção destes resultados e defende que o programa é estratégico para as Caldas, pois apoia atletas de nove modalidades.
O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, lembrou que, recentemente, ocorreu uma cerimónia idêntica, antes da partida dos atletas João Almeida e João Pereira para Tóquio, e destacou a prestação de ambos nos Jogos. Referindo-se ao triatleta, lembrou que vinha de uma lesão difícil e mostrou-se convicto de que deu o seu melhor no Japão, deixando-lhe uma palavra de amizade e de agradecimento por representar as Caldas e o país, tal como acredita que o fará Beatriz Monteiro.
A atleta paralímpica, chefe de missão e Comité Paralímpico de Portugal, receberam uma ilustração, da autoria do artista caldense, Bruno Reis (Mantraste). ■

- publicidade - [adrotate banner="36"]