Caldas da Rainha esteve em directo na televisão

0
842
Apresentadores

O programa da RTP 1 “Verão Total” esteve nas Caldas a 27 de Agosto e durante seis horas o concelho foi vista à lupa no canal público de televisão. Os directos foram feitos a partir da Foz do Arelho tendo ido para o ar reportagens previamente gravadas sobre várias entidades do concelho. A Câmara pagou cinco mil euros para assegurar a logística que envolveu a gravação em directo deste programa, mas segundo o vereador Hugo Oliveira, “valeu bem a pena pois foi a oportunidade de mostrar a todo o país o potencial das Caldas”.

Entre actuações de Toy e de Rebbeca desfilaram pela Avenida do Mar, na Foz do Arelho, profissionais caldenses dos mais variados sectores. De manhã contou-se com a intervenção do presidente da Câmara, Fernando Costa, que foi seguida pela de Vítor Lopes, um ceramista local que se dedica à loiça erótica.
Com apresentação de Sónia Araújo e de Francisco Mendes, o programa também contou com as actuações dos grupos Banda Lusa, Canta Brasil e Pluma. Após a colaboração de Miguel Chaby que é coleccionador de bilhetes postais, seguiu-se uma explicação sobre os Bordados das Caldas com Manuela Margarido.
Houve tempo para conversar com Frederico Casimiro sobre o BTT das Caldas e com José Miguel sobre a doçaria tradicional na pastelaria Machado. Maria das Mercês, da Nostrum, Albino Fernandes e a designer Patrícia Ferro também estiveram presentes.
O presidente da Junta da Foz do Arelho, Fernando Horta, falou sobre os projectos da vila da Foz. Esta foi também a oportunidade de ver dançar o grupo de Break Dance do Centro da Juventude. As peças jornalísticas apresentadas incidiram sobre o Hospital Termal, a Mercearia Pena, as dunas de Salir do Porto e as actividades da Escola de Vela.
Durante a tarde foi a vez de participarem atletas do Centro de Alto rendimento de Badminton e Mariana Machado e Maria Lourenço falaram sobre o facto de serem campeãs de Bodyboard.
Teresa Henriques deu a conhecer a sua experiência na área do Cake Design, enquanto que Armindo Reis falou sobre os seus anos de experiência na olaria. Participaram igualmente outros ceramistas, como Carlos Enxuto e Ana Sobral.
O escultor Antonino Mendes falou sobre o Centros de Artes e o Simpósio de Escultura em Pedra. Houve também uma entrevista ao vereador Hugo Oliveira. João Carlos Costa apresentou o seu livro a 17ª Freguesia  que retrata a comunidade caldense que vive nos EUA.

As reportagens transportaram os telespectadores até ao CCC, ao casal da Eira Branca (um projecto de turismo rural em Salir de Matos) e também à Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro  e ao seu núcleo museológico.
Actuaram durante a tarde Dulce Guimarães, os Cavaquinhos das Caldas, as  Arrochadeiras de Bahia, Suzana Lia e os Superflash.
O Verão Total permitu às Caldas estar seis horas em directo no canal público. A Câmara custeou a operação logística e gastou cinco mil euros, segundo o vereador Hugo Oliveira. “Conseguiu-se dar uma imagem do potencial que há nas Caldas”, rematou o autarca, muito satisfeito com a exposição mediática que o Verão Total deu às Caldas.

- publicidade -