Nazaré perdeu a liderança enquanto marca, mas mantém-se como o melhor concelho para visitar no Centro
Caldas da Rainha surge em destaque na edição deste ano do estudo Portugal City Brand, da Bloom Consulting e que mede o desempenho dos municípios enquanto marca. Caldas da Rainha é o concelho do Oeste Norte com melhor classificação e surge como a sétima marca mais forte entre os concelhos da região Centro.
A consultora atribui mesmo às Caldas da Rainha a Marca Estrela entre os 100 municípios do Centro, “o que se deve à subida do seu “score” em todas as dimensões, muito graças a variação de novas empresas e estatísticas ligadas à saúde e ao ensino”, explica Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Consulting Portugal.
Este estudo da Bloom atribuiu uma classificação geral aos concelhos, e também nas rubricas Negócios, Visitar e Viver. Na geral, Caldas subiu dois lugares e só é ultrapassado por Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Torres Vedras e Figueira da Foz. É considerado o sexto melhor concelho para viver, o sétimo melhor para ter negócios e o 12º para visitar. No país, Caldas da Rainha é a 34ª melhor marca entre os municípios, com uma subida de 10 lugares face a 2019 (no ano passado o estudo não foi realizado), mas entra mesmo no top 20 (em 29º) na rubrica Viver, depois de subir 15 lugares.
Em destaque neste estudo surge igualmente a Nazaré, que perdeu dois lugares no ranking do Centro e ocupa o oitavo lugar. No entanto, o concelho nazareno mantém o primeiro lugar entre os concelhos a visitar no Centro. A nível nacional, Nazaré saiu do top 30 enquanto marca, mas mantém-se no top 10, em oitavo, entre as principais marcadas como destino turístico, apesar de ter caído quatro posições.
Quanto aos restantes concelhos da região, Peniche surge em 13º no Centro, tendo subido cinco lugares, e em nono enquanto destino turístico. Alcobaça subiu dois lugares para ser considerada a 17ª melhor marca entre os municípios do Centro. No sentido inverso, Óbidos perdeu cinco lugares no ranking do Centro para ocupar o 21º lugar, e saiu do top 10 enquanto destino, ocupando o 12º lugar. O Bombarral surge em 48º e entra na primeira metade do ranking regional, com uma subida de seis lugares. A subida não foi, contudo, suficiente para entrar na primeira metade a nível nacional.
O Portugal City Brand é um estudo anual e, na sua construção, a Bloom Consulting considera dados estatísticos, procura online e desempenho online. ■






























