Caldas da Rainha considerada a segunda melhor marca do Oeste e do distrito de Leiria

0
692

Sem-Título-2Caldas da Rainha é a segunda melhor marca do Oeste e do distrito de Leiria, de acordo com o estudo Portugal City Brand 2015, da consultora Bloom Consulting (BC). O estudo mediu a performance de marca de 308 municípios nas áreas do turismo, qualidade de vida e negócios. Nazaré, Óbidos e Peniche distinguem-se pelo turismo.
Caldas da Rainha surge no ranking nacional na 34ª posição e na 8ª na região Centro. A Bloom destaca a capacidade para fazer negócios nas Caldas (a 27ª melhor no país) e a qualidade de vida dos munícipes, mas não ficou surpreendida com o que o concelho tem para oferecer a quem o visita.
Curiosamente, Nazaré, Óbidos e Peniche não obtiveram posições tão relevantes em termos gerais, mas batem Caldas da Rainha justamente no interesse turístico. Estes três concelhos ocupam os 3º, 5º e 8º lugares na região Centro e 24º, 27º e 31º a nível nacional em termos de turismo.
O concelho de Leiria, que surge na 8ª posição a nível nacional, tem o melhor desempenho de marca no distrito e só é batido por Coimbra na região Centro.
No Oeste é Torres Vedras que surge em primeiro, ocupando a 22ª posição nacional e a 5ª na região Centro. Peniche é o concelho que fecha o pódio deste ranking no Oeste.
A BC é uma consultora especializada na área de desempenho de marca em cidades, regiões e países. Numa nota anexa ao estudo o CEO da consultora, José Filipe Torres, refere que foram “5 meses de intenso trabalho na recolha, processamento e sistematização de toda a informação”. Os resultados obtidos podem ser uma ferramenta de trabalho “capaz de fornecer informação muito útil sobre as estratégias de marca que os autarcas portugueses deveriam implementar para atrair mais riqueza para o seu município”.
O Portugal City Brand foi construído através da análise de três variáveis. A primeira foram os dados económicos (número de empresas, crescimento desse número, percentagem de novas empresas e relação empresas por habitante), dados de turismo (número de dormidas, variação do número de dormidas, taxa de ocupação hoteleira e dormidas por habitante) e dados de trabalho (população, sua taxa de crescimento, taxa de desemprego, de criminalidade, poder de compra, habitantes por Centro de Saúde e estabelecimentos de ensino superior por 10 mil habitantes).
A segunda variável foi o volume total de procuras online de temas relacionados com negócios, turismo ou qualidade de vida em cada município.
E a terceira diz respeito à comunicação e promoção publicada pelo próprio município através do seu Website e redes sociais.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -