Caldas assinala 25 de Abril com dezenas de iniciativas desportivas e culturais

0
1070

Actividades desportivas, palestras, espectáculos e homenagens assinalam as comemorações dos 43 anos do 25 de Abril. Nas Caldas as iniciativas, estendem-se até inícios de Maio, distribuem-se pelos espaços das duas juntas de freguesia urbanas e são organizadas pela autarquia em conjunto com as várias associações e grupos locais.

As comemorações do 25 de Abril nas Caldas vão durar até ao dia 6 de Maio.
Amanhã, 22 de Abril, pelas 15h00, irá decorrer na Expoeste, o 1º Simpósio das Associações da União de Freguesias de Santo Onofre e da Serra do Bouro. Augusto Figueiredo (presidente da Federação das Colectividades do Distrito de Santarém), Manuel Nunes (professor), José Ramalho (actor) e Sérgio Pereira (etnógrafo) serão os oradores.
A sessão termina com um espectáculo de José Ramalho.
Já nos dias 22, 23 e 25 de Abril realiza-se no Parque D. Carlos I o Torneio das Caldas em ténis.

- publicidade -

No domingo à noite, pelas 21h00, a Areco, no Coto, recebe uma noite de fados e, à mesma hora, no Céu de Vidro decorrerá um concerto pelo Orfeão Caldense.
No dia 25 de Abril as comemorações começam com o lançamento de 25 morteiros, pelas 8h00. Segue-se, pelas 9h30, o torneio de divulgação de badminton no Centro de Alto Rendimento e, à mesma hora, o torneio 25 de Abril, no campo da Mata.
Nas instalações desportivas do Arco Clube, em S. Cristóvão realiza-se o Torneio pela Liberdade de tiro desportivo com pistola e carabina de ar comprimido.
A bandeira portuguesa será hasteada às 10h00 na sede da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, meia hora mais tarde, na sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório e, por último, na Câmara Municipal, sempre acompanhada pela fanfarra dos bombeiros. Às 11h00 será feito um lançamento de pombos na Praça 25 de Abril.
À tarde, pelas 15h00, o Coral das Caldas dará um concerto no Museu José Malhoa e, uma hora mais tarde, será a Banda Comércio e Indústria a actuar no Largo do Hospital Termal. Pelas 17h00 actua no mesmo local o rancho folclórico “Os Oleiros”.
Às 18h00 decorre no Pavilhão Rainha D. Leonor um jogo de futsal entre os júniores da Casa do Benfica e do Vidigalense.
A 29 de Abril, pelas 15h30, será apresentada no Museu do Ciclismo, a Rota de Memórias do Teatro Pinheiro Chagas, Salão Ibéria e Cinematografia exibida nas Caldas da Rainha. À noite, pelas 21h30, terá lugar a palestra “O contexto internacional e o 25 de Abril”, pelo historiador Luís Nuno Rodrigues. O evento decorre no salão nobre da Câmara.
No dia 30 de Abril, o Pavilhão Rainha D. Leonor acolhe a Zumba Red Party a partir das 9h00. No campo de rugby, meia hora mais tarde, tem início o 8º torneio da liberdade – prova de tiro com arco.
A 6 de Maio, pelas 10h00, realiza-se o torneio quadrangular de hoquei em patins, no Pavilhão da Mata.
No átrio da biblioteca municipal encontra-se patente, até 28 de Abril, a Mostra Bibliográfica e Cartazes Alusivos ao 25 de Abril de 1974.

Gaeiras e A-dos-Negros

A Junta de Freguesia das Gaeiras celebra o 43º Aniversário do 25 de Abril, com várias iniciativas, a decorrer nos dias 23 e 25 de Abril. No domingo, pelas 10h00, decorrerá a Festa da Criança, no campo de jogos do Centro de Dia, com insufláveis, balões, pinturas faciais, entre outras actividades.
Pelas 11h00 terá início um jogo de futsal, entre os iniciados da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense (SCRG) e a Casa do Benfica das Caldas da Rainha. O encontro realiza-se no pavilhão gimnodesportivo da SCRG.
À tarde, pelas 15h00, decorrerá na sede da Junta um colóquio com o tema “25 de Abril e o Poder Local”, com a participação de autarcas e ex-autarcas da freguesia das Gaeiras. As celebrações continuam, com um concerto, pela banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, às 17h00, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.
No dia 25 de Abril, pelas 11h00, os autarcas irão concentrar-se na sede da junta para depois fazerem uma homenagem a ao antigo presidente de Câmara, José Pereira Júnior, junto ao seu Busto. Cerca das 12h00, está prevista uma romagem ao cemitério da vila e colocada uma coroa de flores junto do monumento de homenagem aos autarcas falecidos.
Às 13h00 terá início o habitual almoço convívio dos autarcas da freguesia.
A freguesia de A-dos-Negros celebra a revolução dos cravos, no dia 25 de Abril. Às 10h30 será hasteada a bandeira, acompanhada de ginja de honra, na sede da Junta. Às 15h30, no salão do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros (GDRAN), há músicas e cantares de Abril, com a participação do Rancho Folclórico e Etnográfico “Estrelas do Arnóia” e Rancho Folclórico “Não Danço Mais Porque Não Posso”, ambos da Sancheira Grande, Grupo de Utentes do Centro de Convívio da Areirinha, momentos de poesia por poetas da Freguesia e música e cantigas de Abril.
As celebrações, aberta à população, terminam com um lanche, a partir das 18h30.
Em Óbidos, a Sociedade Musical e Recreativa Obidense dará um concerto comemorativo do 25 de Abril, pelas 16h00, no auditório da Casa da Música.

- publicidade -