As estrelas mundiais do cake design estiveram em Óbidos, durante os dias 1 e 2 de Setembro, para participar no Cake Alive. O evento, dedicado às famílias, mas que atraiu sobretudo profissionais e apreciadores da decoração de bolos, contou com concursos, demonstrações ao vivo e também momentos de entretenimento para os participantes.
Outro dos momentos altos foi o desfile de roupas com açúcar, criados pelo designer e estilista Filipe Blanquet, que encheu o auditório da cerca do castelo no final da tarde de sábado.
O penta campeão do concurso Ultimate Cake Off, Mike Elder (EUA), era uma das presenças mais aguardadas no evento e a confecção do colorido peixe Koi não defraudou as expectativas dos participantes que acompanharam durante duas horas, debaixo de um sol intenso, o nascer da obra de arte. Esta foi apenas uma das várias demonstrações de especialistas internacionais, que decorreram no âmbito do Cake Alive durante o fim-de-semana.
Outro dos participantes foi o brasileiro Nelson Pântano, vencedor do MS’ TROPHY 2011. O jovem, que já esteve três vezes em Óbidos a realizar workshops, destacou a qualidade do evento assim como a variedade de produtos que teve à disposição dos participantes. “Acho que tudo o que um profissional da área precisa estava aqui”, disse à Gazeta das Caldas.
O especialista considera que o cake design está a crescer em Portugal e que os profissionais têm evoluído muito, principalmente na área da modelagem. No Brasil o cake design já conta com mais de 20 anos de história, mas também “temos carência de produtos e outros problemas que não deixam evoluir tanto o trabalho”, disse, enquanto praticava a utilização da técnica da porcelana em açúcar.
Nelson Pântano dedica-se ao cake design há 12 anos e descobriu a arte, aos 11 anos, por acaso. “Gostava de cozinhar, inscrevi-me num curso e não parei mais”, explicou o profissional que, além de dar formação em diversos países, tem um estúdio no Brasil onde vende bolos criativos e lecciona cursos nesta área.
“Gosto muito do estilo mais clássico, de flores e bolos de casamento”, afirmou, acrescentando que os últimos são os mais procurados, porque as pessoas estão dispostas a pagar por ser uma data especial. “É muito mais caro um bolo criativo porque quando se compra um bolo destes não se compra apenas um bolo, mas a arte e isso tem que se pagar”, disse, acrescentando que no Brasil as pessoas já estão sensibilizadas para pagar esse preço.
Sara Martins, de Loures, começou a interessar-se pelo cake design o ano passado quando visitou o evento em Óbidos. Entretanto já se fez associada da Associação Nacional de Cake Design (ANCD) e tem frequentado workshops nesta área. A jovem, que participou no concurso ao vivo e no de bolos de noiva, começou a criar bolos com os primos, por brincadeira, e agora é quem faz os doces para toda a família.
Sara Martins destacou ainda a dedicação de Teresa Henriques, presidente da associação, na organização destes eventos.
O designer Filipe Blanquet concebeu uma passagem de modelos onde apresentou peças de lingerie, vestidos de gala e de noiva, com apontamentos em açúcar. Ao todo foram apresentados 20 conjuntos da sua última colecção, “La Dolce Vita”, inspirada nos anos 40 e 50 do século passado.
A presidente da ANCD, Teresa Henriques, fez um balanço positivo do evento. “Tivemos um problema com o sol, mas mesmo assim as pessoas marcaram presença para ver os profissionais a trabalhar”, conta sobre o evento, que este ano teve maiores proporções que nas edições anteriores.
“Óbidos também é muito bonito do ar”
Uma das atracções deste evento foi a possibilidade dos participantes fazerem um baptismo de voo, sobrevoando de helicóptero a vila de Óbidos e a Lagoa. “Foi a primeira vez que andei de helicóptero e conhecer Óbidos por cima foi brutal”, exclamou Catarina Machado no final da viagem. A jovem, natural de Alfeizerão, garante que não teve medo, apenas uma atenção redobrada nos voos mais a pique com que o comandante brindou os passageiros.
Também Ivan Villamisar, da Corunha (Espanha), gostou da experiência. “Ficamos com uma vista distinta da vila, porque estamos acostumados a percorrê-la pelo chão e assim percebemos que Óbidos também é muito bonito do ar”, disse o espanhol que acompanhou a mulher, que é cake designer neste evento, e também ajudou na organização.
O baptismo de voo foi uma proposta da revista Cake Design que quis mostrar “às pessoas as maravilhas desta região pelo ar”, explicou o responsável de marketing e publicidade da editora, Nuno Duarte.
Durante os dois dias a experiência foi vivida por mais de meia centena de pessoas.
Nuno Duarte destacou também o crescimento do evento. “Óbidos e o Cake Alive foi uma ideia muito interessante porque tem um castelo e espaço exterior”, disse, acrescentando que a revista que promove o cake design não podia deixar de se associar.
No seu stand tinham as várias revistas da editora e também convidaram as marcas que trabalham com eles a desenvolver actividades como passatempos, peddy papers e outras acções de interacção com o público.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

































