O arranque do ano lectivo no Cadaval, a 13 de Setembro, foi assinalado pela Câmara Municipal em parceria com o agrupamento de escolas, com as recepções ao aluno e ao professor.
No caso dos alunos, a autarquia procedeu à entrega dos prémios municipais de Mérito Escolar e Desportivo, enquanto que aos docentes proporcionou uma visita à Serra de Montejunto.
A recepção ao aluno teve lugar no pavilhão gimnodesportivo municipal, na manhã do dia 13, tendo contado com a presença de alunos da EB 2,3 de Cadaval e também da Escola Secundária C/3.º Ciclo de Montejunto.
A entrega dos prémios anuais visa distinguir os estudantes que, no ano lectivo anterior, se destacaram na escola e no desporto escolar, premiando e estimulando simultaneamente o esforço estudantil.
No que respeita ao mérito escolar, a autarquia voltou a atribuir três prémios pecuniários (no valor de 500, 250 e 125 euros, respectivamente), para além de um diploma aos três melhores estudantes do 3.º ciclo do ensino básico da E.B. 2,3 do Cadaval (respectivamente Laura Varges, Alexandre Marinho e Mariana Nunes) e da Escola Secundária C/3.º Ciclo de Montejunto (Cheila Brito, Filipa Garcia e Joana Santos), bem como do ensino secundário da mesma escola (Joana Henriques, Diana Oliveira e Ema Pereira).
No que toca ao mérito desportivo, esta categoria contemplou a entrega, por parte da edilidade, de uma salva e de um diploma a cada um dos alunos, de ambas as escolas, que se destacaram em termos de desporto escolar, nomeadamente nas modalidades de Voleibol, Atletismo e Ténis.
Também o Agrupamento de Escolas felicitou os estudantes que concluíram o ensino secundário, mediante a entrega de diplomas. Foram também distinguidos os alunos que se destacaram no ano lectivo anterior, a nível de conduta e aproveitamento, com os Diplomas de Valor e de Excelência.
Os Diplomas de Mérito foram entregues aos alunos Joana Henriques (Curso de Ciências e Tecnologias) e Gonçalo Costa (Curso Profissional Técnico de Restauração, Variante Bar), os quais receberam ainda dois prémios de mérito pecuniários no valor de 500 euros, atribuídos pelo Ministério da Educação no âmbito do Dia do Diploma.
António Galamba, governador civil de Lisboa, deixou aos alunos alguns conselhos relacionados com a prevenção contra incêndios, aproveitando o facto do novo ano lectivo ser dedicado à temática da Protecção Civil.
A recepção ao professor teve lugar na tarde do dia 13 de Setembro, com uma visita à Serra de Montejunto.
Os professores aderentes à iniciativa tiveram oportunidade de travar contacto com o património natural e caracterização geral de Montejunto, através de uma pequena apresentação decorrida no Centro de Interpretação Ambiental.
Seguiu-se uma visita guiada à Real Fábrica do Gelo, tendo o grupo de professores rumado, de seguida, ao Moinho de Aviz, onde, para além de conhecerem aquela típica estrutura de moagem, puderam desfrutar de um pequeno lanche-convívio.































