
Cerca de 30 alunos do agrupamento de escolas do Cadaval foram escolhidos como potenciais “líderes” que podem influenciar os seus colegas na adopção de estilos de vida saudáveis e contribuir para a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas entre a comunidade escolar do concelho.
Até ao final de Dezembro estes estudantes, propostos pelos directores de turma, estão a participar numa acção formativa, que inclui um workshop a ter lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (pólo de Óbidos), no dia 12 de Dezembro, com tema a ser proposto pelos formandos.
A formação terminará com a realização de duas actividades que abordarão o tema “Ócio Saudável”.
Esta acção, intitulada “capacitação de pares educadores” e que envolve jovens do 7º ao 12º ano de escolaridade, insere-se no projecto de intervenção social “Cada 1 Val+”
As sessões de formação estão a ser ministradas através da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha Portuguesa, por Miguel Lago, coordenador de projectos desta instituição humanitária.
De acordo com o formador, trata-se de um conjunto de três acções de capacitação destinadas a um grupo de alunos seleccionados com base no perfil de liderança assumido nos respectivos grupos de pares.
Segundo Miguel Lago “este grupo é um alvo estratégico, pois as acções visam dotá-los de instrumentos que permitam a difusão da mensagem preventiva junto dos grupos de influência de cada um deles, o que tem um efeito multiplicador fundamental“.
As sessões decorrem na EB 2,3 do Cadaval, em formato de debate e de “dinâmicas de grupo”, em torno de informação sobre as substâncias, bem como das competências sociais e individuais de cada um dos estudantes envolvidos.






























