Cadaval celebra 126 anos da restauração do concelho

0
609

O Cadaval vai celebrar, no dia 13 de janeiro (um sábado) o 126º aniversário da restauração do concelho, que ocorreu neste dia no ano de 1898.
O programa das comemorações, que são organizadas pela Câmara Municipal, inicia-se com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com a presença da Banda Filarmónica do Cadaval. Este ato irá ocorrer às 9h30 do dia 13.
Uma hora depois, também no edifício dos Paços do Concelho, será apresentado o calenário de comemorações do 25 de abril de 1974 no concelho.
Para as 11h00 está prevista a inauguração da galeria dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal do Cadaval que foram eleitos em democracia.
Neste dia, as comemorações terminam com uma missa pelos beneméritos do concelho, que será realizada na Igreja Matriz do Cadaval.
O programa encerra com um concerto de ano novo do Grupo Coral do Cadaval, que também irá decorrer na Igreja Matriz do Cadaval, mas na tarde do domingo, dia 14 de janeiro. A atuação tem início marcado para as 16h00.
Recorde-se que esta data assinala a restauração do concelho do Cadaval, que havia perdido a sua autonomia quando, a 26 de setembro de 1895, foi extinto por decreto governamental, com as suas então nove freguesias a serem anexadas aos concelhos limítrofes de Alenquer, Azambuja, Óbidos e Rio Maior.
O Cadaval, que era um concelho desde o século XIV – quando deixou de pertencer ao concelho de Óbidos -, só viria a recuperar a sua autonomia política três anos depois do referido decreto, a 13 de janeiro de 1898, com a restauração do concelho e o restabelecimento das suas freguesias. ■

- publicidade -