Feriado municipal do Cadaval com lançamento da Rota do Gelo e homenagem ao médico Luíz Damas Mora
A assinatura do protocolo de colaboração para a criação da Rota do Gelo com a Câmara de Castanheira de Pêra, durante a manhã, no edifício dos Paços do Concelho e a homenagem ao médico Luíz Damas Mora, durante a tarde, com o descerrar de uma placa na Avenida dos Bombeiros são dois dos momentos altos das comemorações do 125º aniversário da Restauração do concelho do Cadaval, celebrado no dia 13 de janeiro.
O programa inicia-se às 9h30, com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, numa cerimónia acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.
Segue-se, a partir das 10h00, a apresentação do novo site e da identidade visual do município e também a assinatura do referido protocolo, ambos no edifício dos Paços do Concelho.
Já a partir das 12h00, realiza-se a Missa em Honra dos Beneméritos do concelho, na Igreja Matriz do Cadaval.
À tarde, o programa tem o início previsto para as 15h20, com a homenagem ao médico Luíz Damas Mora.
O programa das celebrações deste ano será encerrado com uma visita à exposição de rua “Profissões Antigas do Cadaval”, que pode ser apreciada na Praça da República.
Recorde-se que o feriado municipal assinala a restauração do concelho, que havia perdido a sua autonomia quando, durante o ano de 1895, foi extinto por decreto governamental.
O Cadaval já era um concelho desde o século XIV, quando deixou de pertencer ao concelho de Óbidos.
Depois do decreto de 1895, o Cadaval viria a recuperar a sua autonomia política apenas três anos depois, a 13 de janeiro de 1898, com a restauração do concelho. ■































