Cadaval baixa carga fiscal aos munícipes

0
542

O Município do Cadaval vai aliviar em 2022 a carga fiscal soa munícipes, por conta de uma descida do valor geral do IMI, imposto que volta também a incluir reduções para famílias com dependentes e para prédios não degradados na zona antiga da vila e na área de paisagem protegida, e do aumento da participação no reembolso do IRS.

O município cadavalense aprovou a redução da taxa geral do IMI para 0,365% (contra 0,375% que mantinha até ao ano transato). Foram aprovadas ainda reduções no âmbito do “IMI Familiar”, nomeadamente 20 euros para famílias com um dependente, 40 euros para quem tem dois dependentes e 70 euros para famílias com três dependentes ou mais. Assim como minorar em 10% os imóveis sediados na zona antiga da vila do Cadaval e nas localidades inseridas na área de paisagem protegida da serra de Montejunto (freguesias de Vilar e de Lamas/Cercal). Inversamente, os prédios degradados voltam a sofrer uma majoração de 10%, medida que visa incentivar a recuperação destes imóveis.

O executivo municipal também deliberou que a participação do município no IRS de 2022 dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho se cifrasse em 3,75%, o que significa que 1,25% do IRS será devolvido às famílias, mais 0,25% do que nos anos anteriores.

- publicidade -

Além de mitigar os efeitos da carga fiscal, a autarquia pretende que este pacote de medidas constitua um incentivo à natalidade e uma forma de apoio às famílias que cuidam dos respetivos idosos no seu seio, além de promover a fixação dos jovens no concelho e , bem como constituir um fator de atração de novos moradores.

- publicidade -