Oito anos depois, a Braz Gil volta a criar uma nova árvore de Natal
A Braz Gil Studio, empresa que se dedica ao trabalho em porcelana, apresenta uma novidade para esta quadra: voltou a realizar uma nova árvore natalícia que era, aliás, há muito pedida pelos seus clientes. E apresenta uma novidade interessante em relação às suas antecessoras.
Esta empresa, até 2015, apresentava durante a quadra natalícia, uma árvore de Natal original.
A proposta de 2023 é uma peça feita em biscuit e que por ser feita em porcelana se torna translúcida. Há uma versão em branco e uma segunda proposta desta árvore que contém detalhes pintados a ouro como os laços que decoram a árvore, assim como a estrela que a encima.
“Em ambas, a base possui detalhes pintados a ouro”, disse Joaquim Braz Gil, o responsável por esta empresa que está sediada nas Caldas.
Esta é uma peça que traz novidades em termos de iluminação pois é iluminada com LED e o sistema pode ser carregado através de USB ou de pilhas.
“Só com o tea light não seria suficiente para iluminar esta peça”, acrescentou o diretor desta empresa, que pesquisou até encontrar esta solução que permite iluminar toda a árvore natalícia que pode ser carregada “como fazemos ao telemóvel, sem ter que se eletrificar”, acrescentou. Como esta árvore de Natal não tem furos, não permite o uso das velas tea lights e, desta forma, é possível “tirar partido de uma iluminação eficaz”.
A peça custa 80 euros e com o sistema de carregamento por USB fica a 100 euros. Se preferir o sistema a pilhas, a árvore de Natal da Braz Gil custa 90 euros.
Novos clientes e desafios
A Braz Gil Studio tem 24 trabalhadores e a larga maioria da sua produção dirige-se à exportação. Lida com várias clientes estrangeiros cujas marcas são de luxo, sendo por isso comum encontrar peças feitas nas Caldas em lojas de prestígio em Paris, Londres ou até Hollywood. Um dos seus clientes, a L’Objet possui uma rede de lojas em vários países. Segundo o seu responsável, 2023 foi “um ano normal” para esta empresa que tem sempre novos desafios e novas peças que lhe são pedidas pelas marcas com quem trabalham. “Também temos novos clientes, um nos EUA e um outro em França e temos dado resposta às suas encomendas”, disse o responsável. A Braz Gil Studio está nas Caldas desde 1996 e dedica-se em exclusivo à manufatura de peças em porcelana.■



































