A candidatura “Planificar e Promover a Qualidade”, promovida pela Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro e envolvendo 11 instituições de solidariedade social das Caldas da Rainha, ganhou uma menção honrosa, no valor de 44 mil euros, do Prémio BPI Seniores 2015.
Trata-se de uma aplicação desenvolvida pela Omnilog, uma empresa caldense de desenvolvimento de software, que permite planificar e monitorizar as actividades diárias desenvolvidas nas instituições.
Há cerca de um ano a direcção da Fonte Santa – instituição de solidariedade social da Serra do Bouro, decidiu procurar uma solução para diminuir a quantidade de papel usada e a dificuldade da gestão das tarefas, tendo contactado a empresa caldense Omnilog para desenvolver uma aplicação informática. O conhecimento da área social e da saúde juntamente com o da área tecnológica permitiu a criação da Omnicare, uma aplicação informática que permite a planificação das tarefas, consultar e executar a agenda e monitorizar as actividades.
Desde Fevereiro que começou a ser implementada com os utentes do lar da instituição, tendo posteriormente sido expandida para o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Centro de Dia. “Actualmente funciona a 100%”, diz José Exequiel, presidente da associação Fonte Santa, acrescentando que a ferramenta abrange 35 utentes em lar, mais 42 em SAD e dois no centro de dia. No futuro pretendem alargar o serviço à creche.
A directora técnica Nicola Lourenço destaca que a aplicação agilizou bastante o serviço na instituição. “Uma funcionária quando entra ao serviço sabe todo o seu plano, em tempo real, e nós temos a certeza que as tarefas são cumpridas”, referiu. Por outro lado, quando a orientação dada não é cumprida é justificada pela funcionária, que tem um telemóvel com a aplicação.
“É uma solução fabulosa”, disse José Exequiel e, por isso, pensaram em candidatá-la ao concurso BPI Seniores 2015. No entanto, e porque seria uma mais valia se tivesse mais entidades envolvidas, a direcção da Fonte Santa falou com a vereadora Maria da Conceição Pereira, que propôs a junção das outras instituições das Caldas e a maioria delas mostrou-se interessada.
Nascia assim a candidatura conjunta de 11 instituições de solidariedade social caldenses ao concurso, que acabou por ser distinguida, entre 713 candidatos, com uma menção honrosa, no valor de 44 mil euros. A cerimónia da entrega do prémio decorreu no dia 6 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, e contou com a presença de todas entidades caldenses envolvidas.
O valor será agora utilizado na implementação da aplicação nas várias instituições que ainda não a possuem, a formação dos funcionários e no pagamento da anuidade da Fonte Santa, onde a aplicação já está instalada.
“O facto da candidatura ter as 11 instituições teve um peso no BPI muito grande”, refere José Ezequiel, destacando que esta é também a prova de que é possível haver trabalho em rede. O responsável destaca ainda que cada instituição irá adaptar esta ferramenta à sua realidade, de forma a aumentar a eficácia do seu funcionamento.
Participaram na candidatura ao Prémio BPI Sénior a Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro, Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, Casa do Povo de A-dos-Francos, Centro Social Paroquial Nossa Senhora das Mercês, Centro de Apoio Social do Nadadouro, Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho, Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, Associação de Solidariedade Social e Educação de Salir de Matos, Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha e Associação Social e Cultural Paradense.






























