O antigo Presidente da República é homenageado, em livro, por 250 figuras das mais diversas áreas
João Bonifácio Serra, o historiador e investigador caldense, que foi assessor e chefe da Casa Civil de Jorge Sampaio, é um dos coordenadores da obra “Era uma vez Jorge Sampaio”, editada pela Tinta da China e que presta uma homenagem ao antigo Presidente da República, falecido a 10 de setembro deste ano. Participam ainda na coordenação Jorge Simões, José Gameiro e José Pedro Castanheira, com a colaboração de Paulo Petronilho.
De acordo com a editora, esta homenagem pretende “celebrar as qualidades humanas de um ser excecional e consensualmente reconhecido como tal nos mais diversos quadrantes da nossa sociedade”. Cada um dos autores escreveu um texto inédito que, a partir de uma experiência de contacto pessoal com Jorge Sampaio, permite “realçar aspetos mais ou menos conhecidos e marcantes da sua personalidade tão cativante e multifacetada”, concretiza.
Entre os 250 testemunhos estão figuras da política, da diplomacia, da cultura, da cidadania, e colaboradores diretos. Com enfoque nos laços pessoais, estão presentes, além da família, amigos de sempre, cumplicidades forjadas nos bancos do liceu e da faculdade, nas lutas académicas e pela liberdade contra o Estado Novo, na construção da democracia, refere a editora sobre a obra que será lançada a 14 de dezembro. A apresentação será feita por Maria José Ritta e José Gameiro. Participam também mais de uma centena de fotojornalistas que mostram, pela imagem, a atividade intensa do homenageado.
“Por todos estes testemunhos, perpassa um sentimento de admiração pelas qualidades humanas e de estadista, de respeito pelo seu percurso e legado, de reconhecimento pela dignidade cívica que Jorge Sampaio revelou em todas as circunstâncias da sua vida pública”, refere nota da Tinta da China. ■






























