Bonecos de neve voltam a animar o centro da cidade

0
803

A Rua Dr. Miguel Bombarda e Rua das Montras acolheram durante o fim de semana 24 bonecos de neve, feitos pelos alunos de várias escolas e IPSS’s do concelho, numa iniciativa organizada pelo Ponto de Ajuda (Santa Casa da Misericórdia).
Este é o segundo ano que se realiza o concurso Snow Parade, que desta vez tem mais três participações do que na edição de estreia. Para o ano, os bonecos de neve voltarão a animar o centro das Caldas.

Dois dos bonecos da neve que estiveram na rua das Montras. O Snow Parade contou com a participação de quase todas as escolas do concelho.

Os Bonecos de Neve regressaram à Rua das Montras, entre os dias 17 e 19 de Dezembro. Os exemplares foram maioritariamente feitos com materiais recicláveis, mas este ano houve algumas escolas e centros de formação que elevaram a fasquia em termos de qualidade.
O Cenfim apresentou um modelo de boneco de neve que possui um sensor  ligado a uma bateria e, por isso, mexe a cabeça quando alguém passa por perto porque detecta o movimento. Por seu lado, a Escola de Hotelaria e Turismo – Pólo de Óbidos, está a participar com um Pai Natal feito em chocolate branco e que foi colocado numa das montras de uma loja que está fechada a meio da Rua das Montras.
Já o boneco criado pela EB1 da Foz do Arelho representa o corpo humano e tem uma lâmpada em vez do coração, a boca mexe e a luz é alimentada por um painel solar que tem em cima da cabeça. Designado Arti, este boneco articulado mexe os braços, as pernas, a língua e o maxilar. Tem os vários órgãos do corpo humano e até simula que urina. O boneco foi coordenado pelo professor António Vieira e seus alunos.
O Colégio Rainha D. Leonor concorre com um boneco de neve que tem um gorro verde pois relembra a campanha da Ajuda de Berço, um projecto de solidariedade que ainda está em curso e que apela às pessoas para adquirirem um gorro daquela cor.
A população foi novamente chamada  a colaborar nesta iniciativa votando no seu boneco favorito através do próprio prospecto da exposição que no verso tem o boletim de voto. Os prémios para os melhores bonecos de neve são este ano em material escolar.
A exposição de bonecos de neve abriu na sexta-feira e contou com a presença de responsáveis da Câmara e da Sta. Casa da Misericórdia. Segundo Tiago Pereira, uma do técnicos do Ponto de Ajuda, perspectiva-se a realização deste evento no próximo ano.
Estão a participar com mais bonecos de neve o Agrupamento de Escolas de Sta. Catarina, Associação Social e Cultural Paradense, Centro de Apoio Social do Nadadouro, Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, Centro Social e Paroquial de Sta. Catarina, Centro Social e Paroquial do Carvalhal Benfeito, escolas secundárias Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, Infancoop, escolas básicas da Encosta do Sol, Carreiros, Casais da Serra, Salir de Matos, Sta. Susana, S. Gregório e Foz do Arelho, e os jardins de infância do Avenal, Reguengo da Parada, Lagoa Parceira, e Nossa Sra. do Pópulo.
O evento conta com o apoio da ACCCRO, do Grupo Fábrica e da Stapples.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -