Bombeiros do Bombarral têm novo quartel

0
1178

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral inauguraram no passado dia 29 de Junho o novo quartel, numa cerimónia integrada nos festejos do 99.º aniversário do concelho.
A inauguração foi um momento de festa para a vila do Bombarral, atraindo a população em número significativo para assistir quer ao desfile, quer às cerimónias. Mas foi principalmente um dia de alegria para aquele corpo de bombeiros.
“É o concretizar de um sonho após muitos anos de espera, e também o resultado do esforço de sucessivas direcções”, disse Pedro Lourenço, comandante da corporação. Tem também um significado especial para o próprio comandante, que recordou os tempos de criança em que brincou, naquele mesmo espaço, aos bombeiros, correndo para o velho quartel ao toque da sirene para ver sair os carros.
José Francos, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral (AHBVB), salientou tratar-se “do fruto de um percurso difícil que esta e outras direcções tiveram de trilhar”, sublinhando também o apoio e o empenho da autarquia bombarralense.
A nova casa dos soldados da paz situa-se na Avenida Dr. Joaquim de Albuquerque, uma das principais artérias da cidade, que garante facilidade de acesso quer ao centro histórico da vila, quer aos principais eixos de acesso. A estrutura, projectada pelo arquitecto Rui Viola, é constituída por um centro de comunicações, camaratas e vestiário para bombeiros e bombeiras, sala de formação, sala de direcção, sala de comando, sala de convívio, cozinha e hangar de viaturas. O aquartelamento recebeu elogios pelas condições de trabalho que proporciona ao efectivo.
A obra significou um investimento superior a um milhão de euros, na construção e equipamento. Foi financiada em cerca de 675 mil euros pelo QREN e em 150 mil euros pela Câmara do Bombarral. O município contribuiu ainda com a doação do terreno, apoio técnico nos concursos e candidaturas aos quadros de apoio, com os arranjos exteriores e o alcatroamento dos arruamentos e da parada.
“Hoje as instalações estão ao nível da vossa capacidade e qualidade de trabalho”, disse, dirigindo-se aos bombeiros bombarralenses, esperando que a nova casa os motive a ser cada vez melhores.
José Manuel Vieira, presidente da Câmara Municipal do Bombarral, disse ser também um dia importante para o município, no dia em que se inicia o centenário da elevação a concelho.
O autarca elogiou a AHBVB pela forma como tem racionalizado os meios e os recursos, para se auto-sustentar. Quanto à participação da autarquia, quer nas obras, quer no apoio à associação, “foi e continua a ser elevado mas justo”.
A corporação bombarralense conta com 65 bombeiros no activo e uma frota de 22 viaturas.

Mais apoios para os bombeiros

Durante a cerimónia, que demorou cerca de três horas, houve lugar ao juramento de bandeira de 13 novos bombeiros que foram promovidos de estagiários. Foram ainda atribuidas diversas de condecorações – entre elas ao presidente da AHBVB, José Franca, distinguido com a Medalha de Serviços Distintos pela Liga dos Bombeiros Portugueses –, assim como promoções de efectivos e ainda dois elementos que passaram ao quadro de honra.
O comandante da corporação bombarralense falou das dificuldades e da falta de incentivos, que dificulta a recruta de novos bombeiros, mas ouviu algumas respostas aos seus pedidos, quer do representante da Liga, quer do próprio Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D’ Ávila.
O membro do Governo, que substituiu o ministro Miguel Macedo, anunciou um conjunto de medidas de apoio ao sector. Aumento da verba disponível para financiamento das corporações em cerca de 2,3 milhões de euros. Actualização dos valores pagos às equipas de combate a incêndios florestais e de comparticipação de combustível. Revisão do modelo de reparação e substituição de viaturas.
Falou também do reenquadramento fiscal das compensações e subsídios referentes à actividade voluntária dos bombeiros e do investimento que poderá avançar em breve na aquisição de equipamento de protecção individual.
Rodeia Machado, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses acrescentou que deverá avançar em Outubro deste ano a vigilância médica dos bombeiros, ao abrigo do Fundo de Protecção Social do Bombeiro juntamente com verbas públicas, e para o qual foi já lançado concurso.

Joel Ribeiro

jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -