Bombeiros das Caldas da Rainha no combate aos incêndios no Centro do país

0
617

Com um ano relativamente calmo ao nível de fogos florestais no concelho, os bombeiros voluntários das Caldas da Rainha têm-se deslocado para outros distritos para ajudarem no combate a incêndios de grandes dimensões.
“Os bombeiros das Caldas têm tido um empenho forte fora do concelho, nomeadamente nos distritos de Aveiro, Porto e Viseu”, revelou José António Silva, comandante da corporação caldense.
Segundo o responsável, os focos de incêndio que têm aparecido nas Caldas têm sido rapidamente extintos, não tendo nenhum fogo tomado proporções relevantes. “Tem havido incêndios, mas de pequena dimensão que são debelados logo à ‘nascença’. Desde domingo até terça-feira houve dois incêndios nos Vidais e um em Alvorninha, mas todos de pequenas dimensões”, explicou o comandante.
O facto de a sirene do quartel ter tocado várias vezes deve-se à necessidade do reforço de meios de combate e também porque muitas vezes os bombeiros são chamados para fogos e incêndios na mesma altura. Por outro lado, os soldados da paz têm que duplicar os seus esforços, tendo em conta que estão a combater também incêndios a centenas de quilómetros de casa.
Como as condições meteorológicas se mantêm adversas e Setembro é o mês em que normalmente acontecem mais incêndios florestais no concelho, os bombeiros das Caldas ainda não podem respirar de alivio.

Caldenses solidários com bombeiros

Dezenas de caldenses já se deslocaram ao quartel dos bombeiros das Caldas para contribuírem com dinheiro, no âmbito de uma campanha que foi lançada a nível nacional através do facebook. O lema da campanha é “Vamos ajudar nós aqueles que têm como um dos lemas a seguinte frase: Não sabemos se voltamos, mas vamos sempre”.
Apesar da iniciativa sugerir que cada pessoa entregasse um euro no dia 31 de Agosto, de acordo com José António Silva, houve quem deixasse notas de cinco euros. A entrega de donativos prolongou-se para além do dia 31 e, embora a corporação ainda não tenha feito um cálculo final, as verbas angariadas já ultrapassam as centenas de euros.
Em Novembro a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha promove o tradicional Cortejo de Oferendas, em colaboração com as juntas de freguesia do concelho. O ano passado, numa campanha que contou com o apoio da Gazeta das Caldas, as doações chegaram aos 110 mil euros.

- publicidade -

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -