
Logo na manhã de 26 de Maio as corporações de Alcobaça, Benedita, Pataias e São Martinho participaram no simulacro de um incêndio urbano. Num edifício devoluto, localizado na Rua Rei da Memória, os soldados da paz testaram a capacidade de resposta e de articulação dos corpos de bombeiros do concelho.
Depois do almoço convívio, as principais artérias da vila serviram de palco ao desfile apeado e motorizado, ao qual assistiram não só os populares, mas também diversas entidades políticas. Uma parada animada pela actuação das fanfarras.
Implementado em 2010, o Dia Municipal do Bombeiro foi criado com o intuito de “prestar homenagem aos homens e mulheres que trabalham voluntariamente em prol dos outros”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio. As comemorações são ainda “uma oportunidade para as quatro corporações de bombeiros do concelho se encontrarem”, disse o autarca. Um encontro no qual “é deveras interessante ver o espírito familiar que existe entre as corporações”, acrescentou.
Paulo Inácio acredita que esta é uma tradição que se está a consolidar e que é para manter nos próximos anos. Iniciada em Alcobaça, a iniciativa passou já por São Martinho, Pataias e Benedita, devendo regressar à sede de concelho em 2014. J.F.