Bombarral quer criar rota rural entre a Quinta dos Loridos e a vila

0
735
notícias das Caldas
A autarquia não sabe quantos milhares de pessoas visitam o Buddha Eden

Aproveitar os milhares de visitantes que visitam o Jardim do Oriente para virem conhecer o Bombarral, é o objectivo do projecto que o Gabinete Municipal de Cultural e Turismo daquela autarquia está a preparar e que consiste em criar um caminho rural que ligue a Quinta dos Loridos à vila.
José Vieira, presidente da Câmara, constata que os visitantes do Buddha Edend tem sido uma grande atracção turística, mas que os visitantes (muitos deles em excursões realizadas em autocarro) saem da A8 para a quinta e regressam à via rápida sem passar pelo Bombarral.
Por isso, a autarquia quer criar uma rota rural, associada ao enoturismo, que inclui passeios em charrete e que faça o circuito entre a vila e a Quinta dos Loridos, bem como de outras quintas do concelho.

A Câmara quer construir ainda um parque de estacionamento para autocarros e avançar com “uma requalificação paisagística que visa a recuperação e valorização de várias espécies de flora local, para prossecução de um objectivo primaz que passa por adaptar uma pequena parte da Quinta dos Loridos a um Jardim Oriental onde são expostas obras de arte, designadamente estatuária”, escreve o presidente da Câmara numa carta em que responde – cinco meses depois e só após a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social – a um conjunto de perguntas da Gazeta das Caldas.
Já à controvérsia em torno do licenciamento do projecto de Joe Berardo na Quinta dos Loridos, José Vieira diz que “temos conhecimento que uma intervenção daquela envergadura necessitou de espaços cobertos, esses sim, passíveis de licenciamento e por isso está a ser efectuado um levantamento, por parte dos técnicos do promotor do investimento, que conduzirá a um enquadramento global das diversas intervenções verificadas naquele espaço, ao longo de vários anos, a fim de serem devidamente cadastradas”.
Já quanto ao alargamento do armazém de vinhos e sala de prova, que são construções recentes, o autarca bombarralense diz que possuem o devido licenciamento municipal.
O Buddha Eden Garden, também conhecido como Jardim do Oriente, na Quinta dos Loridos, possui uma área de 35 hectares e é um dos locais mais visitados da região Oeste, ainda que de forma discreta porque as excursões limitam-se a passar por lá retomar o caminho pela A8 rumo a Óbidos ou Lisboa, sem passarem pela vila do Bombarral.
O controverso jardim – há quem seja fã e há quem o ache uma pirosice – foi mandado construir pelo comendador Joe Berardo, que, para o efeito, comprou terrenos anexos à Quinta dos Loridos. O site do Buddha Éden explica que aquele milionário decidiu construir este jardim por, em 2001, se ter sentido “profundamente chocado com a atitude do governo talibã”, ao ter destruído em 2001 os Budas gigantes de Bamyan no Afeganistão, que eram monumentos únicos do património mundial.

- publicidade -

 

- publicidade -