O Sport Clube Escolar Bombarralense, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral e a Sociedade Filarmónica Carvalhense receberam a medalha de honra do município do Bombarral na sessão solene de comemoração do aniversário do concelho, a 29 de Junho.
As duas primeiras instituições comemoram em 2011 o seu centésimo aniversário e a Sociedade Filarmónica Carvalhense assinala 152 anos, enquanto que o município comemora 97 anos.
O dia de comemoração ficou ainda marcado pela reinauguração da exposição de etnografia patente no Museu Municipal, à qual foi acrescentado material do consultório do médico bombarralense Tomaz Simão.
As comemorações iniciaram-se pelas 9h00 com a realização de uma missa em honra de S. Pedro e S. Paulo, na igreja do Santíssimo Salvador do Mundo, seguindo-se o hastear das bandeiras de Portugal e do município, acompanhado pela banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.
De seguida teve lugar a sessão solene da Assembleia Municipal e a entrega da medalha de honra do município às três instituições do concelho.
A sessão solene terminou com a inauguração da galeria de fotografias dos ex-presidentes da Assembleia Municipal do Bombarral, no qual estiveram quatro antigos presidentes deste órgão autárquico: Aníbal Pedro, Feliciano Barreiras Duarte, Jorge Gabriel Martins e Lúcia Poseiro.
Depois da inauguração da recriação do consultório do médico Tomaz Simão, as comemorações do 97º aniversário terminaram com um passeio de charrete pelo percurso turístico que faz a ligação entre a vila do Bombarral, a Quinta das Cerejeiras e a Quinta dos Loridos (Buddha Éden).
Teve assim lugar a abertura oficial do percurso, que pretende levar os visitantes a desfrutar da magnífica paisagem rural do Bombarral, em charrete, de bicicleta ou mesmo a pé.
Segundo o presidente da autarquia, José Manuel Vieira, a ideia da criação deste percurso “consiste na implementação de alguma movimentação e visibilidade turística, constituindo um chamariz aos milhares de turistas que anualmente visitam o Buddha Éden, na Quinta dos Loridos”.
Com esta iniciativa pretende-se também proporcionar “algum movimento no interior da vila, criando ofertas para que os turistas visitem o Bombarral”. Como pontos de interesse, destacou o Museu Municipal, o Teatro Eduardo Brazão e a Mata Municipal.
Foram também inauguradas as novas instalações do Posto de Turismo do Bombarral, que fica junto à Câmara. Trata-se de um edifício moderno que foi construído de raiz nas obras de requalificação da Praça.
A mudança de espaço, segundo o presidente da edilidade, tem por finalidade “dar mais dinâmica e mais visibilidade há implementação da divulgação que pretendemos e que estamos a estabelecer para o concelho”.
Além de constituir um ponto de referência para quem visitar o Bombarral, o Posto de Turismo irá também ser palco de algumas iniciativas. A primeira actividade programada destina-se aos mais novos, que terão ao seu dispor junto ao Posto de Turismo carros com pedais e triciclos para dar uma volta pela praça do Município.
A prova dos doces e dos licores regionais é outra das actividades pensadas, “assim as empresas ligadas a esta área estejam disponíveis para vir aqui promover os seus produtos”, frisou o edil.
O antigo posto de turismo vai ser uma sala de exposições.






























