Projeto apresentado pela autarquia nas antigas instalações do IVV aguarda pela aquisição dos conteúdos
A Quinta da Ciência Viva da Pera Rocha, no Bombarral, será a primeira da região Oeste da rede da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O anúncio do projeto teve lugar no sábado, dia 5, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, reabilitadas por mais de 1,5 milhões de euros pelo Município do Bombarral, que adquiriu as instalações estatais no Cintrão, na periferia sul da vila e junto à EN8.
O protocolo entre a autarquia e agência pública foi assinado há quatro anos, mas o processo arrasta-se há quatro anos e só agora estão fechados os conteúdos pedagógicos para que seja lançado o concurso público internacional para a sua conceção e instalação. É um investimento superior a um milhão de euros que vai ser comparticipado pelo Programa Operacional Centro 2030.
Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, “desde 2021 que começámos a sonhar com uma infraestrutura desta natureza e este projeto vai muito além da valorização de um produto, é uma afirmação do Bombarral como território de saber, inovação e sustentabilidade”. Num espaço com 500 m2 serão colocados 13 módulos distribuídos por quatro áreas temáticas e interativas, para além de todos os elementos cenográficos que irão dar a conhecer as questões físicas, químicas e sensoriais da pera rocha, desde o momento em que são plantadas as pereiras até chegar o fruto ao consumidor.
Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva, revelou muita satisfação no projeto – que incluirá uma enorme pera rocha tridimensional – e disse que foi “mais do que lançar uma primeira pedra, é mesmo para dizer que o projeto existe, está todo desenhado, só falta mesmo pô-lo aqui”.
Tendo como missão uma cidadania ativa apoiada no conhecimento científico, no âmbito desta rede de Quintas da Ciência Viva, apenas está a funcionar a Quinta da Ciência Viva das Cerejas e das Ideias (Fundão), estando previstas mais cinco em todo o país.
Para além do Bombarral, vão nascer as Quintas dos Projetos e dos Socalcos (Cinfães), Sal (Figueira da Foz), Sol (Moura) e da Azeitona e do Azeite (Vila Nova de Foz Côa).































