Bom tempo em Janeiro levou multidão ao Santo Antão de Óbidos

0
668
notícias das Caldas
O acordeonista Tino Costa animou os convivas

O bom tempo que se fez sentir ajudou à festa. Milhares de pessoas voltaram a subir à ermida de Santo Antão para celebrar o dia do padroeiro, pagando as suas promessas, ou apenas para passar momentos de convívio.
Os primeiros romeiros do dia chegaram logo de manhã. Raul Penha, elemento da Comissão de Festas do Santo Antão, chegou por volta das 8h00 e já tinha um senhor à espera para pagar a promessa. E foram-se repetindo os devotos durante o dia, principalmente oriundos dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras, onde a produção animal é mais abundante.
Este responsável, que já pertence à comissão há cerca de 30 anos, conta que este ano – e contrariamente ao que tem acontecido nos anteriores em que as promessas eram feitas por animais de estimação – voltaram a pedir figuras de cera de ovelhas, porcos ou vacas. “Houve pessoas a pagar promessas por ninhadas de porcos”, disse, acrescentando que a crise leva a que voltem a recorrer a uma produção de subsistência.
Este ano, e porque a festa se realizava durante a semana, a comissão de festas comprou apenas 50 quilos de chouriço, que vendeu na sua totalidade. O pão que tinha também não chegou para a procura. Tinham como novidade canecas alusivas à efeméride, cuja venda reverteu para as actividades dos jovens da paróquia, nomeadamente a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Agosto, em Madrid.
A festa durou até tarde, com os convivas a assar o chouriço, e a aquecer o vinho, nas fogueiras que se estendiam pelo recinto. A música não faltou e, entre os animadores, esteve o acordeonista Tino Costa, conhecido por participar nos festivais do género, que pôs os presentes a cantar e dançar.
Este ano também a RTP foi ao Santo Antão, e fez diversos directos para o programa “Portugal no Coração”, levando a que muitas pessoas, ao final da tarde, ainda se dirigissem ao cimo do monte aproveitar a festa.
A Obidos.com aproveitou a data para homenagear empresários e associados e ofereceu um kit com pão, chouriço e vinho.
Ao final da tarde decorreu um pequeno percalço, que provocou alguns danos materiais. Ao ser colocada gasolina num gerador, algum do combustível pegou fogo e queimou parte da camioneta do feirante.
A capela de Santo Antão, situada na ermida com cerca de 80 metros de altura, fica fechada praticamente todo o ano.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -