
O bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, presidiu à celebração da missa solene de 15 de Agosto que teve lugar na igreja de Nossa Senhora do Pópulo, numa cerimónia que fez parte das comemorações dos 500 anos do Livro do Compromisso.
É no feriado nacional de 15 de Agosto que se assinala a solenidade da assunção da Nossa Senhora, a padroeira da igreja do Hospital Termal. Todos os anos esta data é assinalada pelo Museu do Hospital e das Caldas, pelo menos com uma celebração litúrgica.
Antigamente era habitual fazer-se a distribuição de pão e outros géneros alimentares aos doentes do Hospital Termal, em honra à Nossa Senhora do Pópulo.
Este ano, para além da presença do bispo auxiliar de Lisboa para a presidir à missa no 15 de Agosto, foi reposto no altar-mor da igreja o trono oferecido pelo rei D. João V.

Dora Mendes, responsável pelo museu, explicou que o trono tinha sido retirado depois de umas obras de remodelação, mas que agora decidiram devolver “alguma da luminosidade do ouro” ao altar.
A igreja de Nossa Senhora do Pópulo está aberta diariamente a partir das 10h00, recebe uma missa às 11h00, encerra para almoço, e reabre das 14h00 às 17h00.
Segundo Dora Mendes, o espaço é muito visitado e as missas diárias têm sempre muitos fiéis presentes. “São quase sempre as mesmas pessoas que assistem à missa e que estão muito ligadas ao culto de Nossa Senhora do Pópulo”, disse.
Em 2011 este monumento teve 8000 visitas de turistas e caldenses. Alguns turistas fazem a visita em grupo, com um guia do Museu do Hospital e das Caldas.
Até ao final de Setembro está patente no museu a exposição “Às Voltas com o Compromisso” do qual faz parte, para além de outras peças, o próprio Livro do Compromisso.
Os serviços do museu estão actualmente a fazer a reestruturação da exposição permanente. “Vamos reformular algumas das salas com novos conteúdos e colocar todas as legendas também em inglês”, disse Dora Mendes, que se mostrou muito contente por estarem a passar por aqueles espaços muito visitantes durante este verão. “O mês de Agosto tem sido mesmo fantástica a adesão”, referiu. O museu tem anualmente mais de 10 mil visitantes. O bispo auxiliar de Lisboa foi um dos que na sua vinda às Caldas quis visitar o museu e o Hospital Termal.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























