
O Projeto Rainhas, com origem no OP de 2015, numa fase inicial irá funcionar com 20 bicicletas e quatro estações
O projeto de bicicletas elétricas de uso partilhado nas Caldas, que visa promover a mobilidade sustentável e a melhoria da qualidade de vida cidadãos, deverá entrar em funcionamento ainda durante o mês de outubro.
A iniciativa resulta do Orçamento Participativo de 2015 e está em fase de testagem e parametrização, por parte da empresa de Águeda, light mobie. De acordo com a vereadora Maria João Domingos, neste momento o serviço está apenas a ser utilizado pelos alunos do curso UAAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar da Escola Rafael Bordalo Pinheiro) desde o dia 23 de setembro, quando a autarquia entregou a cada um dos jovens, além do passe de gratuitidade para o Toma, também um cartão para poderem usar as bicicletas elétricas.
Nesta primeira fase estarão disponíveis 20 veículos, e quatro estações (junto à biblioteca, Parque, Rodoviária e Centro de Alto Rendimento do Bandminton), com docas para 10 bicicletas cada.
Atualmente, e apesar do serviço ainda não estar a funcionar, já existem interessados no uso das bicicletas, que fizeram o registo na Câmara e o objetivo é que, entretanto, e com o aplicação informática a funcionar, esse registo possa ser feito online, permitindo assim uma maior utilização.
Fomentar novos estilos de vida mais saudáveis e promover a bicicleta
O projeto, que foi um dos vencedores do OP, previa uma verba de 60 mil euros, mas que foi aumentada porque a “câmara teve de investir noutras componentes para o deixar mais atualizado”, explicou a autarca. Maria João Domingos destaca o investimento que tem sido feito para tornar a cidade “mais caminhável e ciclável”,permitindo deslocações em modos suaves, para que as pessoas se habituem a usar menos o automóvel, ou que possam deixá-lo nas zonas mais periféricas. Tem, para isso, apostado na promoção de outros modos de deslocação, como a bicicleta, com a construção de ciclovias, instalação de parqueadores para bicicletas, apoio ao Projeto U-bike e a implementação deste projeto.
Nos últimos anos tem procurado promover a mobilidade sustentável, apostando fortemente na acessibilidade ao transporte coletivo, Projeto TOMA, e na valorização do usufruto do espaço público pelo peão, conforme evidenciado nas obras de regeneração realizadas e em curso na cidade das Caldas da Rainha, concretiza.
Quando foi proposto, por João Ricardo Marques, o projeto Rainhas pretendia “fomentar novos estilos de vida mais saudáveis e promover a bicicleta como uma prioridade de mobilidade”. ■






























