Continua a decorrer na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha a campanha de troca e de cedência de manuais escolares que tem como objectivo rentabilizar a reutilização dos livros dos vários graus de ensino. Esta campanha foi iniciada este ano e dos cerca de 400 manuais escolares que foram entregues no local “já cedemos 200 de vários graus de ensino”, disse a bibliotecária Aida Reis, satisfeita com a adesão dos interessados.
Segundo esta responsável, a biblioteca continua a receber manuais escolares – de preferência a partir de 2007 – e que estejam em boas condições de voltar às salas de aula, agora com novos utilizadores.
Os interessados em participar neste projecto podem deixar livros escolares desde o 1º ano do 1º ciclo até ao ensino secundário, e em troca levar os manuais que necessitem.
A responsável acrescentou que esta é uma iniciativa que tem por base a solidariedade e a rentabilização dos recursos, “algo que ganha maior importância devido ao actual momento de crise que se vive”, disse Aida Reis. A bibliotecária também explicou que a Acção Social da autarquia está informada do decorrer da campanha, disponibilizando, por isso, os manuais às famílias carenciadas.
Na região, também a Câmara de Rio Maior, através da Biblioteca Municipal Laureano Santos, continua a promover a troca de manuais escolares, esta em consequência do êxito que se verificou na I Feira de Trocas de Manuais Escolares, que decorreu no passado mês de Julho, no Espaço Multiusos do Jardim Municipal.
Há outras localidades onde esta iniciativa também é possível e há também sites e redes sociais que se ocupam desta área, relacionada com a troca ou aquisição a preços mais baixos. São disso exemplo o Clube dos Livros Escolares (www.clubedoslivrosescolares.pt) e o Banco do Livro (www.face book.com/pages/Banco-do-Livro-Escolar-troca-gratuita-de-livros-escolares/). Este último, criado por acção de um explicador do Porto, promove a troca em localidades como Porto, Lisboa, Coimbra, Linda-a-Velha, Odivelas, Coimbra, Braga, Régua, Póvoa do Varzim, Bragança e Gondomar.






























