Benedita evoca padroeiros da vila

0
912
notícias das Caldas
Nossa Senhora da Encarnação (neste caso a réplica da imagem original) sai à rua em cada festa dos padroeiros da vila (Foto de arquivo)

A Benedita está em festa neste fim-de-semana, dias 5 e 6 de Fevereiro, para honrar os padroeiros da vila – Santa Maria e São Brás. As cerimónias catolicas juntam-se aos festejos populares na única tradição religiosa que a vila preserva e que todos os anos se realiza no primeiro fim-de-semana de Fevereiro e na qual continuam a marcar presença a tradicional venda de pinhões, uma tradição secular da qual se desconhecem as origens.
Amanhã, dia 5, as imagens de Nossa Senhora da Encarnação e de São Brás juntam-se aos padroeiros e estandartes de todas as capelas e lugares da paróquia no adro da igreja pelas 16h00. Também a esta hora está prevista a concentração das fogaças, onde os diversos lugares reúnem as doações recolhidas junto da população. Meia hora mais tarde é celebrada a Missa da Unidade Paroquial, precedida do cortejo e venda das fogaças no Centro Comunitário da Benedita, onde decorre a vertente popular da festa, com serviço de restaurante e animação musical.
Às 18h30 há uma apresentação de guitarra clássica e uma hora depois começa a ser servido o jantar. A noite termina com um baile animado pelo grupo Prata da Casa.
No domingo a festa tem o seu ponto alto com a Missa da Festa, às 11h00, à qual se segue a habitual procissão e bênção dos bebés nascidos no último ano, aos quais se juntam outras crianças. Às 12h30 reabre o serviço de restaurante da festa e pelas 15h00 tem início a animação com karaoke por “In-Prod.Com”. Às 17h30 inicia-se a actuação do grupo musical “Sui Generis” que também garantem a animação depois do jantar, que começa a ser servido às 19h30. Todas as receitas da festa revertem para o Centro Comunitário Paroquial da Benedita.

J.F.

- publicidade -