O Bloco de Esquerda interpelou o Ministério da Saúde sobre a urgência de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste, que garanta maior capacidade de resposta à pandemia de covid-19 na região, assim como a outras patologias.
O partido refere que, há um ano atrás, estava em elaboração um projeto para criar uma UCI, orçada em 1 milhão de euros, que iria garantir algumas cirurgias e reter doentes críticos que atualmente são transferidos para outros hospitais. O BE recorda, ainda, que o projeto assumia também especial importância para criar diferenciação e reter profissionais.
“São muitas as declarações de profissionais de saúde que alertam para as grandes dificuldades na transferência de doentes que precisam de cuidados intensivos e que não há “capacidade ventilatória invasiva” para responder à pandemia”, refere o partido.
Atendendo a estes fatores, o Bloco de Esquerda questionou o ministério se o projeto continua em preparação, em que hospital, e quando prevê o Governo que o mesmo entre em funcionamento.
O grupo parlamentar do BE destaca ainda que a nova UCI para o CHO já estava orçamentada e planeada antes da primeira vaga da Covid-19 e que já se previa um enorme agravamento da situação, pelo que questiona ainda como justifica o Governo que até hoje ainda não tenha sido concretizada.































