Bartender da região distinguido internacionalmente

0
2127
Gazeta das Caldas
O momento em que Gastão Siopa (à direita) soube que ia representar Portugal em Roma

Gastão Siopa, jovem de 26 anos que nasceu em Lisboa, mas que desde cedo viveu no Cadaval e que actualmente reside e trabalha na Foz do Arelho, foi selecionado para representar Portugal em Roma, num concurso da Bacardi para criar um novo cocktail clássico. A sua receita inclui sabores bem portugueses: o louro e o pepino.

Há um jovem da região a dar cartas no mundo dos cocktails. Chama-se Gastão Siopa, tem 26 anos e nasceu em Lisboa, mas desde cedo viveu no Cadaval. Em 2013 foi para Londres inserido na última vaga de emigração. Por lá encontrou uma paixão: a mistura de bebidas e a história de cada cocktail.
“Trabalhava num bar de cocktails e quando saía ia para casa ler livros sobre o assunto”, afirmou.
Um dos locais onde trabalhou, a Merchant House, serve runs e gins e tem 350 garrafas diferentes de cada uma dessas bebidas.
Em 2016 quis regressar ao seu país e encontrou no Cais da Praia um local de referência para trabalhar e um patrão – Emanuel Minez – que o podia ensinar.
Foi aliás Emanuel Minez que o incentivou a participar no Bacardi Legacy Global Cocktail Competition, um concurso promovido por aquela marca de bebidas que pretende criar um novo cocktail clássico, que possa ser servido ao lado dos mais famosos em qualquer parte do mundo.
Gastão Siopa tinha algumas ideias e decidiu submeter a sua receita. “Não tinha a noção da dimensão do evento, é assustador”, contou o bartender, salientando o número de pessoas envolvidas, o palco enorme, com duas câmaras apontadas a si e o espectáculo que se faz à volta do concurso.
“Trata-se de uma competição que supera facilmente os 200 mil espectadores através do livestream e dos vídeos que circulam”, contou.
LOURO E PEPINO

Inspirado na tradição portuguesa, Gastão Siopa procurou criar uma bebida com sabores típicos. “O factor chave é o xarope de louro, que nunca tinha visto numa bebida”, contou.
O Hanging Bay é um twist do Daiquiri (rum, lima e açúcar) com xarope de louro e pepino. Depois de várias experiências a equilibrar os sabores, o jovem adicionou-lhe uma clara de ovo que ajudou nesse equilíbrio e deu textura ao cocktail.
Depois de submeter a receita só soube que tinha sido seleccionado quando o patrão lhe ligou e as redes sociais começaram a apitar.
A 28 de Novembro foi com mais cinco portugueses a Granada (Espanha) para uma fase do concurso que apura os melhores do Sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália e França).
Na sua apresentação Gastão Siopa mostrou o seu à-vontade na comunicação e o domínio da língua inglesa. “O nervosismo dá-me para falar e fui muito activo” e isso ajudou. Apesar de o que conta mais ali ser a bebida, a comunicação também é avaliada. “Apesar de ter sido um pouco trapalhão, lá consegui dar a volta por cima”, fez notar.
Entre os 24 participantes apuraram-se 12 (três de cada país) que vão em Março de 2018 a Roma para se apurarem os melhores de cada país que irão à final no México.

- publicidade -

Até lá há três meses de trabalho para promover a sua bebida a nível nacional.
Feliz e orgulhoso, mas humilde, Gastão Siopa, tem noção da oportunidade que este concurso representa e promete fazer tudo o que pode para ganhar e mostrar aquilo de que é capaz.

- publicidade -