Barros Veloso: quando a música se alia à medicina

0
685

DSC_0164O médico Barros Veloso foi o convidado de mais uma iniciativa da delegação Oeste da Ordem dos Médicos, que teve lugar a 19 de Novembro, no Museu de José Malhoa.
O convidado, de 85 anos, mostrou como a idade não é entrave e fez uma apresentação surpreendente sobre música, com direito a duas interpretações ao piano. O médico-músico vai voltar às Caldas para falar de outra área do seu interesse – a azulejaria.

Esta iniciativa organizada pelo Distrito Médico do Oeste começou com um minuto de silêncio em nome das vítimas dos atentados terroristas de Paris no passado dia 13 de Novembro.
Pedro Coito, presidente deste órgão da Ordem dos Médicos, relembrou também o trabalho das equipas de profissionais de saúde que socorreram os muitos feridos que resultaram daqueles atentados.
Barros Veloso tomou de seguida a palavra, surpreendendo a plateia com um discurso sobre as virtualidades e efeitos terapêuticos da música.
O convidado provou que é também um estudioso da História da Medicina e costuma interrogar-se sobre de que forma é que algumas patologias afectaram o trabalho dos compositores. Deu como exemplos os casos de Beethoven, que sofria de surdez, e de Ravel, vítima  de demência.
Sem parar de surpreender, Barros Veloso sentou-se ao piano e acompanhou um trecho do filme “O Compasso do Amor” com Rita Hayworth e Fred Astaire.
Depois repetiu o feito, acompanhando desta vez o vídeo do dueto “But Beatiful”, de Tom Benett com a cantora pop Lady Gaga.
As duas actuações arrancaram fortes aplausos das três dezenas de médicos que assistiram a esta sessão.
“A minha mãe era uma excelente pianista, mas não me ensinou música”, contou Barros Veloso. Este  interessou-se desde cedo pelo jazz e, mesmo sem saber ler uma nota numa pauta, tornou-se um exímio intérprete deste género musical. É presença frequente no Hot Club, às sextas-feiras à noite, onde actua com músicos nacionais e estrangeiros.
Barros Veloso, além da medicina e da música, também se interessa pela azulejaria, tendo até já publicado três livros sobre esta área da cerâmica. Como tal, foi convidado para proferir nova palestra, em breve, no Museu de Cerâmica.
A Junta de Freguesia de N. Sra Populo, Coto e S. Gregório apoiou esta iniciativa, tendo colocado iluminação no percurso entre o museu e os courts de ténis.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -