Bandeira Azul hasteada pela primeira vez nas praias de Óbidos

0
936

O município está entre os cinco que foram galardoados pela primeira vez

As praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço vão ostentar, na próxima época balnear, a Bandeira Azul da Europa, símbolo que atesta a qualidade da água. É a primeira vez que o concelho de Óbidos recebe aquele galardão. Apenas outros quatro municípios do país foram distinguidos pela primeira vez.
“Este reconhecimento representa um desafio e um compromisso em criar e manter todas as condições e valências que a distinção acarreta e exige”, considera a vereadora Margarida Reis.
Monitorizar a qualidade da água, reforçar a limpeza das praias, reforçar e melhorar as acessibilidades, requalificar e implementar infraestruturas (apoios de praia, posto de socorros, instalações sanitárias, meios de socorro, dinamizar atividades de sensibilização e educação ambiental), são algumas das medidas que o programa Bandeira Azul prevê.
De acordo com a autarca, pretende-se “revitalizar e potenciar, mas também preservar as características destas zonas de excelência, de grande sensibilidade em termos de equilíbrio e sustentabilidade ambiental”. Por outro lado, o expectável aumento de fluxo de utilizadores e visitantes será alvo de monitorização e ações de sensibilização e educação ambiental, por forma a mitigar os potenciais efeitos negativos, assegura.
Margarida Reis sublinha que este reconhecimento assume um papel ainda mais importante na medida em que vem ao encontro da estratégia definida pelo município relativamente a estas zonas, às suas valências e interação com todo o restante território.
Encontram-se já aprovadas candidaturas (submetidas ao Turismo de Portugal, em parceria com as juntas de Amoreira e Vau) para requalificação, intervenção e equipamento das praias de Vale de Janelas e Bom Sucesso por forma a tornarem-se “Praias Acessíveis”, numa óptica de turismo inclusivo, acessível e para todos, com implementação de equipamentos e acessos totalmente adaptados.
A iniciativa contempla, ainda, a ligação entre praias através da Rede Municipal de Percursos, assim como à envolvente da Lagoa de Óbidos, onde também está prevista (com candidatura já aprovada) da requalificação da zona dos Musaranhos com vista à potenciação do turismo aquático e acessível/inclusivo.
Na região, nenhuma das praias perdeu a Bandeira Azul este ano. Entre as galardoadas estão Nazaré e Salgado (Nazaré), Paredes da Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça) e Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha). Peniche mantém os galardões no Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão-Supertubos e S. Bernardino, enquanto que na Lourinhã estão as praias da Areia Branca, Areia Branca – Foz (nova), Areal Sul e Porto Dinheiro. Torres Vedras mantém as 12 bandeiras. ■

- publicidade -