Praias têm acessibilidades e mobilidade melhoradas este ano
A praia da Foz do Arelho recebeu pelo 25º ano consecutivo a Bandeira Azul, símbolo da qualidade, segurança e bem-estar nas praias, e foi a primeira a recebê-lo este ano, nas praias de mar e da lagoa.
A cerimónia oficial do hastear da Bandeira Azul trouxe à Foz do Arelho José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, que se mostrou “muito orgulhoso e muito contente por entregar [a Bandeira Azul] a uma terra com memória, a uma terra de confiança e com visão de futuro”.
O dirigente realçou o histórico que a Foz do Arelho tem com a Bandeira Azul, que recebeu pela 36ª vez. Este ano, o tema do programa da Bandeira Azul é a geodiversidade, “que contém a memória da Terra, nas suas rochas, nos seus fósseis, na sua paisagem” e, por isso, “acho que não podíamos escolher melhor local”, acrescentou, aludindo à Casa das Conchas e ao Centro Interpretativo da Lagoa, que visitou antes da cerimónia oficial.
Orgulhoso mostrou-se também Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas da Rainha. O autarca realçou que a Bandeira Azul na Foz do Arelho é fruto do “empenho ao longo de gerações e a convicção que temos é que nunca é um trabalho acabado”, feito por um conjunto de instituições.
Este ano, além da Bandeira Azul, as praias da Foz do Arelho asseguram o símbolo de poluição zero, anunciou Vítor Marques, que falou também do que o município está a preparar, a vários níveis, para esta época balnear.
Na segurança, este ano será criado um novo posto de vigia e salvamento na praia da lagoa junto à Avenida do Mar, que é mais frequentada por famílias com crianças pequenas. “No ano passado tivemos um pequeno percalço nessa zona, felizmente sem problemas de maior, mas é um sítio onde há muita gente” e que fica, assim, mais salvaguardado, refere Vítor Marques.
Há um reforço da aposta na acessibilidade na praia. Este ano haverá mais cerca de 400 metros de passadiços em borracha reciclada para facilitar o acesso ao areal, e as pessoas com mobilidade reduzida terão ao dispor duas cadeiras especiais para poderem ir a banhos.
Também ao nível da mobilidade e da sustentabilidade ambiental, o município está a ultimar, com a Rodoviária do Oeste, serviços especiais de autocarros para tornar mais atrativo o recurso aos transportes públicos. O programa prevê mais horários, circuitos pela estrada da Foz antiga (EN360) e pela Avenida Atlântica, que encurta o tempo de percurso em cerca de 10 minutos. E também com pacotes de bilhetes pré-pagos que poderão ficar a cerca de metade do preço habitual.
As praias da Foz do Arelho são as únicas do concelho com Bandeira Azul. No concelho de Óbidos, há também duas, Bom Sucesso e Rei Cortiço, assim como em Alcobaça, as praias de São Martinho e Paredes de Vitória. Na região há ainda a praia da Nazaré e sete praias em Peniche, nomeadamente Baleal norte e sul, Cova da Alfarroba, Gambôa, São Bernardino, Supertubos e Consolação. ■































