Banco Alimentar recolhe 48 toneladas no Oeste

0
318

Caldas da Rainha lidera ofertas nos oito concelhos abrangidos pela campanha saco.

A campanha saco do Banco Alimentar do Oeste (BAO), que foi levada a cabo no passado fim de semana, resultou na recolha nos supermercados de oito concelhos da região de 48,7 toneladas de alimentos.
Caldas da Rainha foi o concelho da região que mais contribuiu, com 15,4 toneladas de alimentos oferecidos para esta iniciativa, à frente de Alcobaça, que forneceu 11,4 toneladas.
A Lourinhã foi o terceiro concelho da região que mais contribuiu (6,3 toneladas), superando Peniche (4,8 toneladas), Bombarral (3,5 toneladas), Nazaré (3,4 toneladas), Óbidos (2,1 toneladas) e Cadaval (1,5 toneladas).
Em comunicado, o Banco Alimentar do Oeste refere que os resultados obtidos, “não incorporando ainda a Campanha Vale e a Campanha on-line, foram “substancialmente superiores (+17,3%) aos do ano anterior”, mesmo não tendo sido possível estar presentes em todas as superfícies comerciais.
Segundo a instituição, esta subida nas ofertas “devem-se não só à generosidade de todos quantos doaram bens alimentares, mas também aos cerca de 800 voluntários que, nas superfícies comerciais, nos transportes e armazém do BAO, deram o seu tempo e energia a esta acção e à concretização de valores de solidariedade.
Os bens agora doados, juntamente com os excedentes alimentares recolhidos diariamente junto de produtores, comerciantes, supermercados e empresas do ramo alimentar, serão distribuídos, através das 59 instituições de solidariedade social com as quais o Banco Alimentar do Oeste tem acordo, a cerca de 10.000 pessoas comprovadamente carenciadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
O BAO agradece, ainda, às superfícies comerciais que “autorizaram a recolha de alimentos e às numerosas instituições e empresas que, de diversas formas, colaboraram em mais esta ação”. ■

- publicidade -