A ideia partiu de um grupo de amigos, a que se juntaram mais colegas e familiares, numa sentida cerimónia
Passavam 15 minutos das 19h00 da passada segunda-feira,30 de agosto, quando dezenas de balões brancos foram lançados ao céu, contendo cada um deles uma fotografia e uma mensagem de carinho para com Tomás Sacramento, o jovem de 16 anos, falecido há um mês. A ideia partiu de um grupo de amigos que “incrédulos e desamparados, numa dor inigualável” pelo desaparecimento do jovem de forma tão prematura, uniu-se através das redes sociais para lhe realizar uma homenagem.
Ao grupo inicialmente constituído pelos colegas e famíllia, juntaram-se os amigos do badminton e seus familiares, reunido-se todos no espaço exterior do Centro de Alto Rendimento do Badminton.
“Esta homenagem teve como objetivo permitir-lhes despedirem-se, partilhando com ele mensagens e fotografias das memórias que criaram juntos desde o pré-escolar”, referiram à comunicação social as mães do grupo dos Jasmins, da Infancoop.
“Foi no silêncio que cada um recordou o menino meigo de sorriso doce, que ficará para sempre nos nossos corações”, concretizaram. os promotores da ação.
Tomás Sacramento, natural das Caldas e praticante de badminton de alta competição, faleceu devido a complicações pós-operatórias no seguimento de uma intervenção cirúrgica cardíaca de que tinha sido alvo para resolver um problema congénito. A Federação Portuguesa de Badminton, nas redes sociais, referiu-se ao jovem como “um dos mais promissores jogadores da modalidade”.
O atleta representava o MVD (Movimento Voluntário Desportivo) e frequentava o 11º ano, no curso de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e era atleta da UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola). ■






























