Foi uma das actividades mais participadas do Oeste Jovem até ao momento. A Aventura Urbana levou 76 jovens das várias escolas das Caldas da Rainha a serem turistas na sua própria cidade, desafiando-os a conhecerem não só a história das Caldas, como os seus recantos mais emblemáticos. O Parque, o Museu da Cerâmica, a Praça da Fruta e a Praça do Peixe foram alguns dos 16 pontos deste roteiro que foi não só percorrido a pé como de Toma.
Os alunos vencedores do ensino básico | Beatriz Raposo[/caption]
[caption id="attachment_91458" align="alignleft" width="300"]
Os alunos vencedores do ensino secundário | Beatriz Raposo[/caption]
A dupla vencedora ganhou uma viagem a uma capital europeia.
O que é a Rota Bordaliana? Qual o nome das estátuas do Parque D. Carlos I? Quem mandou construir o Hospital Termal? Quais são os dias de funcionamento da Praça da Fruta? Qual o dia e o significado do feriado das Caldas? Estas eram algumas das perguntas do questionário que acompanhava o mapa do percurso que as 38 duplas tinham que percorrer em três horas. Por isso, além de marcarem presença nos 16 pontos do peddy-paper “Aventura Urbana”, os jovens tinham que mostrar conhecimento sobre a história das Caldas. E quando não se sabem as respostas, vale quase tudo: desde ligar a amigos e familiares, abordar desconhecidos na rua, ou tão simplesmente fazer uma pesquisa rápida na Internet. O segredo está em perder a vergonha e ser-se desenrascado.
Para concluir todo o roteiro no tempo estabelecido não bastava andar a pé. Pelo menos para chegar a locais como o Centro de Alto Rendimento de Badminton ou ao Museu da Cerâmica, situados em pontas opostas da cidade. Como apanhar boleia de carros particulares estava expressamente proibido no regulamento, os jovens valeram-se do Toma, que neste dia (26 de Abril) foi grátis para os participantes.
Em cada um dos 16 pontos, as duplas encontravam desafios diferentes. Desde comer uma maçã em 60 segundos na Praça da Fruta, dar uma volta de barco ao lago do Parque em 5 minutos, amanhar peixe na Praça do Peixe, tocar bateria na X-Eventos, fazer grafitti nos Silos, pesquisar livros na Biblioteca Municipal, ou modelar barro no Museu da Cerâmica. Do desporto à cultura, havia actividades para todos os gostos e talentos. O roteiro foi organizado pela empresa caldense Dinâmicas Naturais que em cada uma das paragens tinha um monitor de sorriso simpático identificado com uma t-shirt verde.
Para a dupla Maria Inês Pinto e Adriana Borges, da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, a “experiência foi muito enriquecedora, principalmente porque estudamos e somos das Caldas mas isso não significa que conheçamos bem a nossa cidade”. As jovens sugeriram que numa próxima edição a actividade se estendesse durante a tarde para que seja possível entrar nos museus e conhecer cada local com mais calma. “Uma das coisas que mais gostámos foi de andar de Toma. Foi a primeira vez e achamos que é uma forma diferente de explorar as ruas da cidade”, acrescentaram.
Já os amigos Alexandre Tomás e Alexandre Vieira, do Colégio Rainha D. Leonor, contaram à Gazeta das Caldas que se juntaram a outras equipas numa estratégia de entreajuda. “Foi muito bom para conhecermos novas pessoas e travarmos amizades”, realçaram.
Apesar de estudarem nas Caldas (na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste), nem Laura Isabel nem José Silva vivem na cidade. Vêm da Benedita e Alcobaça, respectivamente. “Por isso, apesar da experiência ter sido mais difícil para nós, que não conhecemos tão bem as Caldas nem a sua história, valeu muito a pena por tudo o que aprendemos”, disseram, acrescentando que voltarão a inscrever-se se a iniciativa se repetir.
Participaram na Aventura Urbana as escolas Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Raul Proença, D. João II, Escola Técnica e Empresarial do Oeste, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e Colégio Rainha D. Leonor.
Também integrado no Oeste Jovem realizou-se domingo, 30 de Abril, no Centro da Juventude, um torneio de counter-strike (jogo de computador), em que participaram estudantes do Cenfim, Escola Secundária Raul Proença e Fernão do Pó (Bombarral).
O Oeste Jovem termina no dia 12 de Maio e as inscrições nas actividades do programa podem ser feitas através do e-mail oestejovem2017@gmail.com.
No Parque um dos desafios era dar uma volta ao lago de barco em cinco minutos | Beatriz Raposo[/caption]
Aventura urbana 2017 – classificações
3º Ciclo:
1º lugar – Eugénio Calaras e Duarte Cruz – Escola D.João II – vale de 100 euros na Surfoz
2º lugar – Tiago Pessa e Catarina Oliveira – Escola Secundária Raul Proença – aulas de surf na Surfoz
3º lugar – Filipe Costa e Gonçalo Gameiro – Colégio Rainha Dona Leonor – refeição no La Piazza Pizzaria
Ensino Secundário:
1º lugar –Sofia Gamboa e Afonso Queiroz – Colégio Rainha Dona Leonor – viagem a uma capital europeia
2º lugar – Rafaela Gonçalves e Luís Ramiro – Escola Técnica Empresarial do Oeste – Aulas de surf na Surfoz
3º lugar – Aleks Airiniei e Ricardo Pereira – Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro – Refeição no La Piazza Pizzaria-































