Avaria deixa elevador do parque subterrâneo da Praça 5 de Outubro parado há meses

0
605

O elevador do parque de estacionamento subterrâneo da Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, está avariado desde o final do ano passado e, apesar de já ter sido arranjado uma vez, apenas ficou a funcionar uma parte, dificultando o acesso por parte de pessoas com mobilidade reduzida ou carrinho de bebé pelo facto da rampa ser muito íngreme.
Questionado pela Gazeta das Caldas, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, respondeu que a manutenção dos elevadores do município já foi adjudicada a uma empresa da especialidade e que, “apesar das insistências, a empresa em causa tem demonstrado dificuldades em conseguir reparar com rapidez as avarias que têm ocorrido, em particular na Praça 5 de Outubro”.
O chefe do executivo municipal esclarece ainda que não é possível contratar outras empresas para efectuar as reparações enquanto o contracto em vigor for válido. Está em avaliação jurídica a possibilidade de rescisão de contrato, todavia, “existem dificuldades processuais previstas na lei que dificultam a concretização dessa medida extrema”, concretiza.

custos elevados

De acordo com Tinta Ferreira, a explicação para esta demora na reparação do equipamento prende-se com o facto de a avaria do elevador do parque 5 de Outubro ser de alguma complexidade. No entanto, e na “sequência das insistências e avisos, existe a expectativa, transmitida pela empresa, poder conseguir resolver a avaria em causa nos próximos dias”.
As dimensões reduzidas dos lugares no parque obrigam a que os condutores com crianças, muitas vezes, tenham de recorrer ao lugar dos deficientes ou deixar as crianças sozinhas na rua para tirar o carro e depois, então, colocá-las no seu interior. Problemas que, de acordo com Tinta Ferreira, implicariam uma alteração estrutural, “que é de execução bastante difícil e de custos elevados”, ou a redução de lugares em “número muito significativo, o que prejudicaria, em muito, a sua utilidade para a comunidade”.
Sem que nenhuma das soluções lhe pareça adequada, o autarca diz não ver alternativa a que o parque funcione com os condicionalismos que tem e garante que este “foi construído no cumprimento das regras então em vigor”.
Tinta Ferreira informou ainda que está em conclusão o projecto de requalificação da Praça 5 de Outubro que, depois de aprovado e executada a obra, tornará o “usufruto do espaço à superfície muito mais agradável”.

- publicidade -