Alcobaça avança com candidatura a cidade criativa da gastronomia

0
544

A Câmara de Alcobaça está a desenvolver, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, uma candidatura com vista a integrar Alcobaça na Rede de Cidades Criativas da Unesco, através da gastronomia. O assunto será discutido na próxima reunião do executivo municipal.
“Como concelho com raízes agrícolas e tradições gastronómicas, queremos ser vanguarda no contexto nacional”, explicou o presidente da Câmara, Paulo Inácio.
Além da influência dos monges da Ordem de Cister ao nível da doçaria, com o Pão de Ló de Alfeizerão e os doces conventuais em primeiro plano, Alcobaça tem uma vasta tradição gastronómica, através de pratos típicos como o Frango Na Púcara, além da Ginja de Alcobaça.
As características de um concelho “que vai da serra ao mar” e que tem “o melhor peixe, fruta e outros produtos de elevada qualidade” levam Alcobaça a acreditar que poderá constar de uma lista que reúne 36 cidades a nível mundial. Na Europa, apenas Itália, Turquia, Espanha, Noruega e Suécia têm cidades reconhecidas pela Unesco.
Para se diferenciar, a candidatura terá uma “forte aposta na nutrição”, também “na perspetiva do que se avizinha na transformação do consumo humano e da alimentação”. Foi por isso que a Câmara de Alcobaça optou por estabelecer o Politécnico como entidade parceira, dada a experiência da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche nesta área.
Na região, Óbidos é, desde 2015, Cidade Criativa da Literatura e Caldas da Rainha é, desde 2019, Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.

- publicidade -