
A marca de automóveis Volkswagen (VW) é uma das mais conhecidas na Europa e no mundo, formando actualmente um grupo que reúne mais nove marcas de carros.
Num process
o de integração e compra, esta marca coleciona hoje as marcas da Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborgh
ini, Seat, Porsche, Skoda, MAN e Volkswagen Pesados e Scania, sendo um dos três maiores produtores mundiais de automóveis a seguir à Toyota e à Ford.
Por ocasião da Exposição Mundial de Hannover de 2000, para coincidir e aproveitar o afluxo de visitantes aquele evento, a VW lançou um projecto de comunicação e marketing, na cidade de Wolfsburg (onde nasceu o primeiro “automóvel do povo”) intitulado Autostadt, que é já o principal parque de atracções e de exposições dedicado ao automóvel a nível mundial.
Outras marcas como a Mercedes Benz e a BMW criaram igualmente um parque de atracções, mas nen
huma destas marcas faz rivalizar o seu espaço, por exemplo, com a Eurodisney nos arredores de Paris, ou a Legolândia em Billund na Dinamarca.
O projecto foi lançado nos anos 90 por Otto Ferdinand Wachs, CEO da VW, para criar um “local de entrega de automóveis novos a seus clientes”, e ao mesmo tempo, dispor dum espaço para expor a colecção dos seus principais modelos, não só VW, mas reunindo também aqueles que fizeram a história do automóvel.
Simultaneamente pretendiam levar mensagens diversas como da qualidade, design, segurança, defesa do meio ambiente, bem como permitir ao público em geral experim
entar e conhecer a realidade da indústria automóvel.
Em 12 anos a Autostadt já atraiu ao local muitos milhões de visitantes, entre os quais as centenas de pessoas que diariamente dos países do centro da Europa que ali recebem os automóveis que compraram e que tiveram o ensejo de visitar o parque e assistir ao próprio processo de fabrico dos automóveis. Minuto a minuto, num átrio especialmente concebido, são chamados os clientes a quem é entregue o automóvel que antecipadamente adquiriram e que pediram para que fosse entregue na Autostadt num momento que eles transformam em festa.P
ode-se dizer que será o processo mais completo e conseguido do turismo industrial, para o qual não falta um hotel de 5 estrelas, o Ritz Carlton (onde os convidados e compradores de automóveis ficam alojados), vários restaurantes, lojas, pistas de ensaios de automóveis e veículos de todo o terreno e um centro de informação sobre as características dos automóveis onde decorrem exposições temáticas periódicas.
O público infantil e juvenil também não é esquecido, havendo locais para desenvolverem as suas capacidades criativas ,bem como aprenderem a conduzir em micro-viaturas.
Cada marca do grupo da VW tem o seu pavilhão onde apresenta as suas novidades e as principais inovações que oferece aos seus utilizadores.
Como referem os responsáveis “entretenimento, infor
mação, cultura e educação são os distintivos da Autostadt”. Em algumas horas de visita e de contacto com a informação e com todos os interlocutores que o visitante encontra, falando as mais variadas e distintas línguas, incluindo o português, aprende-se mais sobre o automóvel e o transporte rodoviário do que lendo muitos livros.
A Autostadt ocupa uma área de 25 hectares, incluindo a superfície de água, e cerca de uma dezenas de edifícios com as mais variadas expressões arquitectónicas, como se pode ver nas fotos.
Uma visita que se recomenda a todos que circulem entre o centro da Alemanha e Berlim. Até à queda do muro, Wolfsb
urg era uma cidade industrial sem qualquer atractivo, sendo hoje com a Autostadt um dos pontos do turismo experimental com maior procura na Europa e no mundo.
JLAS
Informações Úteis
Aberto 363 dias ao ano (encerra a 24 e 31 de Dezembro).
Bilhetes (1 / 2 dias):
Adultos: 15 / 22 euros
Preços reduzidos para estudantes, aprendizes, séniores, desempregados): 12 / 18 euros
Crianças (6 aos 17 anos): 6 / 9 euros
Famílias (dois adultos + todos os filhos até aos 17 anos) – 38 / 57 euros

Domingos familiares para toda a família – 30 euros (incluindo um voucher de 5 euros para a refeição)
Formação em Todo o Terreno (Touareg ou Amarok): viagem simples ± 45 minutos: 35 euros
Grupos (três viagens) ± 90 minutos: 100 euros
Visita à Cartower Discovery ± 15 minutos: adultos 8 euros e crianças 4 euros.































